ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Fuplastic recicla plástico em blocos para construção e gera recursos para crianças com câncer

Empresa especializada em soluções sustentáveis compra tampinhas plásticas da ONG Tampinhas que Curam, gerando recursos para famílias em tratamento odontológico

Uma parceria está gerando impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para crianças em tratamento contra o câncer (Fuplastic/Divulgação)

Uma parceria está gerando impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para crianças em tratamento contra o câncer (Fuplastic/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 26 de abril de 2025 às 10h30.

Tudo sobreEconomia Circular
Saiba mais

Uma parceria está gerando impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para crianças em tratamento contra o câncer. A Fuplastic, empresa brasileira especializada em soluções sustentáveis para a construção, compra tampinhas plásticas arrecadadas pela ONG Tampinhas que Curam, gerando recursos para o tratamento e acolhimento dessas famílias.

Após a compra, a companhia transforma os materiais em blocos modulares e outras estruturas para construção.

Nos últimos cinco meses, a Fuplastic recebeu 40 caminhões carregados com 2,4 milhões de tampinhas plásticas, o que equivale a 60 toneladas de material. O reaproveitamento dessas tampinhas ajuda a reduzir a necessidade de novos recursos naturais e diminui o volume de resíduos plásticos, contribuindo diretamente para a preservação ambiental.

“A Fuplastic nasceu para dar um novo propósito ao plástico, e essa parceria com a ONG Tampinhas que Curam é um exemplo claro de como a economia circular pode gerar benefícios concretos, tanto ambientais quanto sociais. Estamos inovando com responsabilidade, criando soluções inteligentes que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente”, afirma Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.

Tampinhas que Curam

Idealizado em 2021 por Fernanda de Lucca, o projeto Tampinhas que Curam surgiu a partir de sua experiência pessoal com o filho, Lorenzo, diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda tipo B. Durante o tratamento, Fernanda se deparou com as dificuldades financeiras que muitas famílias enfrentam para custear medicamentos e transporte.

Make-A-Wish realizou 580 mil sonhos de crianças com doenças graves – e quer dobrar o impacto social

A campanha de arrecadação de tampinhas plásticas oferece uma forma sustentável e acessível de gerar recursos para auxiliar essas crianças.

Atualmente, a ONG arrecada cerca de 15 toneladas de tampinhas por mês, com o objetivo de expandir a arrecadação para outras regiões do Brasil, como o Nordeste, e aumentar em 50% a coleta em 2025. Em 2024, foram recicladas quase 98 toneladas de tampinhas e três toneladas de lacres de latinhas, com o valor arrecadado destinado ao custeio de medicamentos, exames e outras necessidades dos pacientes.

Economia circular e impacto social

A parceria entre a Fuplastic e a Tampinhas que Curam representa um modelo de colaboração sustentável, no qual resíduos plásticos são reaproveitados para gerar impacto positivo. O valor arrecadado com as tampinhas não apenas contribui para o tratamento das crianças com câncer, mas também evita que milhões de tampinhas sejam descartadas de forma inadequada, ajudando a preservar o meio ambiente.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemCâncerEconomia Circular

Mais de ESG

No Paraná, projeto de meninas cientistas expande uso do biodiesel e se transforma em startup

Conheça os finalistas do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025

Ex-alunos da EXAME | Saint Paul lançam livro sobre governança, meio ambiente e impacto social

Coleção de Riachuelo e Misci fortalece o artesanato nordestino e forma nova geração de bordadeiras