ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Hidrogênio é a nova fronteira da energia renovável na Europa

União Europeia busca investidores para impulsionar o setor, incluindo um fundo criado por Bill Gates. Mercado pode chegar a 100 bilhões de euros

Trem movido a hidrogênio na Alemanha: expectativa é criar 500 mil empregos com investimentos no setor (Alstom/Divulgação)

Trem movido a hidrogênio na Alemanha: expectativa é criar 500 mil empregos com investimentos no setor (Alstom/Divulgação)

B

Bloomberg

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 16h31.

Última atualização em 6 de novembro de 2020 às 18h30.

Investidores apoiados pela União Europeia lançaram um programa que irá buscar investimento privado, incluindo do fundo Breakthrough Energy Ventures de Bill Gates, para impulsionar a indústria de hidrogênio verde da região.

A EIT InnoEnergy apresentou na quarta-feira o Centro de Aceleração Europeu para o Hidrogênio Verde com a meta de impulsionar o desenvolvimento de uma “economia” para o combustível limpo, que pode movimentar 100 bilhões de euros (116 bilhões de dólares) por ano até 2025 e criar 500.000 empregos.

“Estamos identificando e cocriando projetos que irão fazer a diferença e dar um início rápido para uma economia de hidrogênio na Europa”, disse Diego Pavia, diretor-presidente da InnoEnergy. “O centro de aceleração será referência para projetos que usam hidrogênio verde.”

A Europa tem como alvo o hidrogênio verde, um combustível de baixo carbono criado com energia renovável, como solução para reduzir as emissões no setor de transportes e em indústrias como a de aço, cimento e produtos químicos. A UE quer destinar 470 bilhões de euros para infraestrutura de hidrogênio até 2050.

A EIT InnoEnergy deseja aproveitar o interesse pelo hidrogênio ao reunir produtores, consumidores e financiadores, bem como adquirir participações nos projetos.

O Centro de Aceleração Europeu para o Hidrogênio Verde tem apoio do Breakthrough Energy Ventures, um fundo financiado por Bill Gates e outros líderes empresariais, como Jeff Bezos e Michael Bloomberg, proprietário da Bloomberg LP, controladora da Bloomberg News.

A EIT InnoEnergy, financiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia da UE, tem capacidade de investimento de 100 milhões de euros por ano e costuma assumir participações de 1% a 25% em novos projetos, de acordo com Pavia.

Acompanhe tudo sobre:BloombergEnergiaEuropa

Mais de ESG

Sete novos projetos brasileiros ganham apoio global para acelerar descarbonização

Moda consciente: guia inédito quer orientar setor têxtil no uso de materiais sem impacto ambiental

'Enterro' da geleira Yala no Nepal evidencia crise climática nas montanhas

Desmatamento cai em todos os biomas brasileiros pela primeira vez em seis anos, aponta MapBiomas