ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Lactare, da Eurofarma, beneficiou mais de cinco mil bebês com doação de leite materno

Após seis anos de atuação, o primeiro banco de leite humano privado mantido por uma farmacêutica celebra mais de 12,4 mil doadoras e busca por novas para expandir seu impacto

A doação de leite pode salvar a vida de recém-nascidos que não podem ser amamentados pela mãe ou estão em situação de vulnerabilidade (Freepik)

A doação de leite pode salvar a vida de recém-nascidos que não podem ser amamentados pela mãe ou estão em situação de vulnerabilidade (Freepik)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 19 de maio de 2025 às 18h30.

Neste Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado anualmente em 19 de maio, o Lactare reforça seu protagonismo como primeiro banco de leite humano privado mantido por uma farmacêutica no Brasil.

Após seis anos de atuação, a iniciativa da Eurofarma já captou mais de 13 mil litros de leite materno, beneficiando diretamente mais de 5 mil bebês prematuros em unidades de terapia intensiva neonatais. Desde 2019, são mais de 12,4 mil doadoras cadastradas.

Segundo a empresa, a data serve como oportunidade para intensificar a campanha por novas doadoras e mostrar que um simples gesto pode fazer a diferença entre a vida e a morte para recém-nascidos em situação de vulnerabilidade.

Sayonara Medeiros, enfermeira especializada em aleitamento humano e coordenadora do Lactare, explica que o processo inclui a realização de exames da pessoa lactante, para garantir o seu estado saudável. "Orientamos sobre como fazer a captação do leite, fornecemos todo o material necessário para o processo e para o armazenamento", destacou.

Ela também atua na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e destaca o rigoroso protocolo seguido pela instituição. Na prática, uma equipe faz coleta residencial do leite captado.

Em seguida, todo esse material passa por um processo de registro, análise, testes e processamento para garantir a segurança dos bebês que vão receber esse alimento. Por último, é realizada a distribuição para hospitais públicos parceiros.

O Lactare também oferece estrutura completa de acolhimento gratuito e atendimento individualizado, tanto para lactantes interessadas em doar quanto para mães que enfrentam dificuldades na amamentação. As interessadas podem se cadastrar diretamente pelo site da instituição.

Além da captação e distribuição de leite materno, o banco funciona como Centro de Referência, oferecendo serviços complementares como ginecologia, nutrição, odontopediatria, neonatologia e laserterapia mamária. Neste espaço, são atendidas pessoas do alojamento conjunto do Hospital Geral de Itapevi e doadoras da região metropolitana de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeMulheres

Mais de ESG

Re.green recebe R$ 80 milhões para ampliar restauração florestal na Amazônia e Mata Atlântica

Escritora feminista Chimamanda Ngozi Adichie volta ao Brasil para debates sobre educação

Reinforcement Learning: conheça a técnica que está revolucionando a IA ao redor do mundo

Bikes compartilhadas evitaram emissão de 12 mil toneladas de CO2 na América Latina em 2024