ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Multilixo adota frota movida a biometano para acelerar descarbonização

O braço de gestão de resíduos do grupo lidera o mercado em São Paulo e passa a usar o combustível limpo em avenidas movimentadas como a Paulista, Berrini e Faria Lima

A iniciativa inclui caminhões abastecidos com biocombustível gerado pela UTGR Jambeiro, responsável pela usina de biometano do grupo (Multilixo/Divulgação)

A iniciativa inclui caminhões abastecidos com biocombustível gerado pela UTGR Jambeiro, responsável pela usina de biometano do grupo (Multilixo/Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 28 de março de 2025 às 16h27.

Última atualização em 28 de março de 2025 às 16h29.

A Multilixo, braço de gestão de resíduos do Grupo Multilixo , avança em sua estratégia de descarbonização ao anunciar o uso de uma frota movida a biometano a partir deste mês de março.

A iniciativa inclui caminhões abastecidos com biocombustível gerado pela UTGR Jambeiro, a unidade de destinação de resíduos do grupo, responsável pela primeira usina de biometano autossustentável do Brasil.

A inovação visa transformar a logística da empresa, particularmente nas regiões de alta pegada de carbono, como as avenidas Paulista, Berrini e Faria Lima, em São Paulo -- onde a Multilixo lidera este mercado e oferece serviços como coleta, transporte, tratamento e comercialização de recicláveis.

O projeto faz parte de uma série de iniciativas para a renovação da frota e redução das emissões, com foco constante em aumentar a eficiência e a sustentabilidade das operações.

Além de modernizar os veículos, a ação reflete o compromisso da Multilixo com a economia circular, que visa a reintegração de resíduos para novos ciclos produtivos. A companhia acredita que esse modelo mais sustentável pode beneficiar não só suas operações, mas também os clientes, ao agregar valor às suas estratégias ESG (ambientais, sociais e de governança).

Para Lucas Urias, Diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios do Grupo Multilixo, o uso do biometano é uma demonstração clara do impacto da economia circular no setor. Outro programa em destaque da companhia é o "Aterro Zero", que visa o reaproveitamento total de resíduos coletados.

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeReciclagemEconomia CircularBiocombustíveis

Mais de ESG

Instituto CPFL destinou R$ 33 milhões para projetos sociais e culturais em 2024

Não há futuro ESG sem equidade: o que países silenciaram na ONU - e sua empresa precisa escutar

Você sabe como o sistema elétrico brasileiro funciona e por que é referência mundial?

Blockchain e corantes naturais: inovações indígenas ganham destaque em edital da Amazônia