ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

No mês da reciclagem, Boticário lança loja que aceita resíduos como forma de pagamento

A "Boti Recicla Store" irá funcionar entre os dias 23 e 25 de maio na flagship em Pinheiros e a iniciativa pioneira quer engajar os consumidores com a economia circular, sem contar com a venda regular

Durante os três dias da ação, a loja será exclusivamente dedicada à experiência e irá suspender temporariamente a venda regular de produtos (Boticário /Divulgação)

Durante os três dias da ação, a loja será exclusivamente dedicada à experiência e irá suspender temporariamente a venda regular de produtos (Boticário /Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 20 de maio de 2025 às 13h00.

Última atualização em 20 de maio de 2025 às 16h17.

Em um contexto onde o Brasil recicla apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos e enfrenta sérios desafios na gestão de resíduos, O Boticário lança uma iniciativa pioneira para incentivar a reciclagem: a primeira loja no mundo onde materiais recicláveis são aceitos como forma de pagamento.

A "Boti Recicla Store" irá funcionar entre os dias 23 e 25 de maio na flagship da marca, localizada na Rua dos Pinheiros, em São Paulo, visando estimular práticas sustentáveis e promover a economia circular. 

O conceito da loja é ser simples e inovador: os consumidores podem levar embalagens vazias de cosméticos para serem pesadas em uma balança exclusiva, desenvolvida pelo grupo. O sistema calcula automaticamente os créditos com base no peso dos resíduos trazidos, permitindo a troca imediata por produtos e experiências exclusivas.

Entre os itens disponíveis para troca estão produtos de alto valor agregado, como uma prancha de surf do medalhista olímpico Gabriel Medina e fones de ouvido do DJ Alok.

Há também a opção de trocar seus resíduos por cortes de cabelo com especialistas da marca TRUSS, em uma ação que também visa a sustentabilidade: os fios cortados serão destinados ao projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário que desenvolve mantas com alta capacidade de absorção de óleo derramado nos oceanos.

Durante os três dias da ação, a loja será exclusivamente dedicada à experiência e irá suspender temporariamente a venda regular de produtos, destacou a marca. 

Usualmente, os consumidores já podem depositar seus produtos ao longo de todo ano e receber desconto em suas compras, dentro do maior programa de logística reversa do mercado: o Boti Recicla. 

Maior programa de logística reversa do Brasil

A iniciativa está diretamente conectada ao programa Boti Recicla, criado em 2006 e que hoje representa o maior sistema de logística reversa do segmento de beleza no Brasil em pontos de coleta.

Com mais de 4 mil urnas espalhadas por todo o país, seu objetivo é garantir que todas as embalagens recolhidas sejam encaminhadas para 15 destinatários, principalmente cooperativas de reciclagem que garantem o descarte ambientalmente correto.

Além disso, o grupo tem apostado em inovações que abrangem toda a cadeia produtiva -- do desenvolvimento de produtos ao varejo físico.

A sustentabilidade também se reflete em seus espaços físicos. A marca já conta com mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil, cada uma incorporando pelo menos uma tonelada de plástico reciclado em sua estrutura e que são projetadas para serem 50% mais leves e 40% mais eficientes termicamente em comparação aos modelos tradicionais.

Em parceria com a Mão Colorida, a empresa também desenvolveu um material alternativo ao MDF para o mobiliário, produzido com resíduos de baixa reciclabilidade.

Consumidor mais consciente

Outra frente da marca são as ações de conscientização e a Boti Recicla Store também surge como uma materialização desse compromisso ambiental.

Entre os destaques, está o Movimento Extinto, que criou fragrâncias inspiradas no cheiro de lugares antes de serem poluídos, como a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Estes produtos não são comercializados, mas servem como um alerta sobre a importância da preservação ambiental e do consumo consciente.

Em parceria com o Google, a marca também disponibilizou um mapeamento de mais de 10 mil pontos de coleta de materiais recicláveis na sua plataforma Maps, facilitando o acesso do público a informações sobre locais adequados para descarte e destinação para a reciclagem. 

Acompanhe tudo sobre:ESGReciclagemEconomia CircularLixoSustentabilidadeCosméticos

Mais de ESG

Deslocamento interno atinge 80 milhões de pessoas em 2024, com alta dos desastres climáticos

Decisão do Ibama sobre Margem Equatorial: entenda histórico e as implicações

Lactare, da Eurofarma, beneficiou mais de cinco mil bebês com doação de leite materno

Re.green recebe R$ 80 milhões para ampliar restauração florestal na Amazônia e Mata Atlântica