ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Noruega está perto de ser primeiro país a erradicar venda de carros a combustão

Nas primeiras semanas de 2025, 96% dos veículos vendidos no país nórdico eram elétricos

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 08h39.

A Noruega está perto de se tornar o primeiro país do mundo a erradicar a venda de carros novos movidos a gasolina e diesel. Dados da Administração de Estradas Públicas da Noruega mostram que 96% dos veículos vendidos nas primeiras semanas deste ano eram elétricos.

Apesar de ter grandes reservas de petróleo e gás natural, a Noruega se posiciona como um país líder em transporte sustentável. Em 2017, o Parlamento do país estabeleceu a meta de que, até 2025, todos os novos carros vendidos no país deveriam ser livres de emissão de carbono.

A velocidade de transição da frota norueguesa é impressionante. As vendas de veículos elétricos passaram de menos de 1% do total de vendas de automóveis em 2010 para 88,9% no ano passado. Ao todo, no final de 2024, mais de 27% dos veículos registrados no país já eram movidos a eletricidade.

Em comparação, no Reino Unido, os veículos elétricos corresponderam a quase 20% dos novos carros vendidos em 2024. Nos Estados Unidos, eles foram responsáveis por 8,1% do total de vendas no ano passado.

A vice-ministra de Transportes da Noruega, Cecilie Knibe Kroglund, disse em entrevista à CNBC que a chave para o sucesso da transição da frota foi a adoção de políticas de longo prazo para apoiar a compra de veículos elétricos, em vez da imposição de medidas para proibir o uso de veículos com motor a combustão interna.

Os incentivos que a Noruega adotou para os elétricos incluíram a isenção de IVA, a oferta de descontos em tarifas de estacionamento e pedágio, e o acesso a faixas exclusivas de ônibus. O governo também fez investimentos pesados na infraestrutura de carregamento pública.

Agora, a meta do país é fazer com que todos os ônibus urbanos sejam elétricos até o final do ano. Até o final da década, o objetivo é que pelo menos 75% dos veículos pesados da Noruega sejam movidos a combustíveis renováveis.

No restante da Europa, os objetivos têm prazos mais largos. A União Europeia estabeleceu que, a partir de 2035, será proibida a venda de carros novos emissores de carbono. No Reino Unido, os legisladores definiram que a partir de 2030 será proibido vender carros novos movidos exclusivamente por motores de combustão interna.

Acompanhe tudo sobre:Carros elétricosNoruegaVeículosEmissões de CO2

Mais de ESG

Maior operadora de trilhos do Brasil evita emissão de 115 mil toneladas de CO2 em seis meses

Fundação Grupo Volkswagen lança projeto de geração de renda após impactar mais de 500 famílias

Bioeconomia: uma nova perspectiva para o desenvolvimento do Brasil

Exclusivo: Henkel aposta em biometano da Ultragaz em fábrica de SP e reduz emissões na produção