ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Samsung quer seus eletrônicos antigos e expande solução de reciclagem para empresas

Em primeira mão à EXAME, a gigante do setor de tecnologia anunciou o lançamento do programa "Recicla B2B" e novas iniciativas de logística reversa como 'mutirões' em escolas

O lixo eletrônico é um problemão ambiental e seu descarte incorreto leva a sérios riscos ao ambiente e saúde das pessoas (Getty Images)

O lixo eletrônico é um problemão ambiental e seu descarte incorreto leva a sérios riscos ao ambiente e saúde das pessoas (Getty Images)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 9 de maio de 2025 às 08h00.

Se você é consumidor de eletrônicos, pode já ter se deparado com as urnas de descarte em lojas da Samsung pelo Brasil. Em 2024, a marca bateu um aumento de 58% no volume de resíduos coletados e agora quer expandir suas iniciativas de logística reversa para também atender empresas.

Em primeira mão à EXAME, a companhia anunciou o lançamento do programa "Recicla B2B", visando adentrar no mercado corporativo e incentivar a reciclagem de eletrônicos usados, antigos ou quebrados.

O diferencial? Independe do tamanho ou marca, e também abrange alguns aparelhos menos convencionais no varejo, como ar-condicionado e baterias industriais. Além disso, a coleta vai até o endereço solicitado. Entre outros itens aceitos estão televisores, monitores, notebooks, tablets e smartphones corporativos.

"A tecnologia deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade, e essas ações reforçam nosso compromisso em promover práticas mais responsáveis dentro e fora", afirmou Tulio Cesar Toledo, Gerente Sênior da Divisão de Customer Service da Samsung Brasil.

"A expansão para o B2B vai além de qualquer exigência legislativa", complementou.

Educação ambiental

Além da novidade, a Samsung também está ampliando os pontos de coleta físicos para os produtos. Atualmente disponíveis em lojas e Smart Centers da marca, as urnas devem chegar em escolas públicas em todo o país.

O primeiro mutirão está previsto para o início de junho em cinco instituições de ensino médio da rede pública de Sorocaba, interior de São Paulo.

Além disso, firmou parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Centro de Convivência Infantil (CECI Parcial) para distribuição de pontos de coleta de aparelhos de pequeno porte, como celulares, fones de ouvido e baterias.

A parceria com o setor de educação também inclui ações de educação ambiental sobre a importância do descarte correto e promoção da economia circular.

Segundo a empresa, "incluir crianças pequenas no cuidado com a natureza e no trabalho de conscientização dos adultos significa investir no futuro de uma geração mais consciente e atuante".

Como participar do programa "B2B"

Para empresas interessadas em descartar os aparelhos eletrônicos, o processo pode ser feito através do e-mail: log.reverse@samsung.com.

Após o contato e agendamento, a Samsung realiza a coleta no endereço. O material passa então por um processo de manufatura reversa, com segregação de materiais e reinserção dos itens reciclados na cadeia produtiva.

Economia circular e novos produtos

Em compromisso com a construção de um futuro melhor, a Samsung aposta em eficiência energética e circularidade de recursos de seus produtos durante todo o ciclo de vida. 

Atualmente, há alguns projetos em curso. Um deles é focado no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para reciclar redes de pesca e outros itens descartados no oceano. É o caso de barris de água e capas de CD, que deixam de poluir o ambiente e dão vida a novos itens. 

Outro destaque é voltado aos próprios consumidores, por meio da destinação de seus Smarthphones Galaxy para a reciclagem e transformação em dispositivos domésticos inteligentes -- como de IoT (Internet das Coisas). 

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeReciclagemLogística reversaLixoEconomia Circular

Mais de ESG

Nova tecnologia ajuda a prevenir apagões e combate gargalo da energia solar

Ambev abre inscrições para VOA, programa de voluntariado com foco em inclusão produtiva

Bar flutuante da Heineken financia soluções sustentáveis em cidades do Sul

Acordo inédito entre Governo de SP e indígenas estabelece gestão compartilhada de parque estadual