ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

TEDx chega a Ilhabela e debate o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica e o futuro das praias

Evento acontece em 6 de outubro; arquipélago com 85% de áreas protegidas ainda enfrenta desafios com gestão de resíduos e proteção das praias

Chuvas e calor extremas afetam bem-estar e desenvolvimento socioeconômico das cidades (REVO/Divulgação)

Chuvas e calor extremas afetam bem-estar e desenvolvimento socioeconômico das cidades (REVO/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 18h18.

Última atualização em 26 de agosto de 2025 às 18h24.

Tudo sobreMata Atlântica
Saiba mais

No dia 6 de outubro, as praias, a cultura e a natureza do arquipélago da Ilhabela se tornam palco de discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica. O município do litoral norte de São Paulo recebe a primeira edição do TEDx Ilhabela, evento que busca unir os conhecimentos tradicionais do povo caiçara e as inovações pela regeneração socioambiental.

O idealizador do evento e empreendedor social, Aziz Camali, que conversou com a EXAME, explica que a escolha do local não é em vão: Ilhabela é um refúgio na natureza para muitos paulistanos que decidiram abandonar a cidade grande. Com quase 85% de seu território coberto por vegetação protegida, o arquipélago une fatores únicos na biodiversidade — enquanto enfrenta problemas históricos de acesso a saneamento, coleta de resíduos e seletiva.

“O objetivo é contar com a presença de todos que vivam a realidade do litoral: cientistas, caiçaras, indígenas e quilombolas”, explica Camali. Entre os primeiros nomes confirmados no evento já estão o climatologista Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências; Cris Takuá, educadora indígena do povo Maxakali, e Hermes de Sousa, fundador do Instituto Nova União da Arte e liderança periférica.

Do passado colonial ao futuro sustentável, Belém recebe TEDx e dá palco a cientistas e indígenas

Também participam a quilombola líder na luta pela justiça ambiental Laura Braga e a jovem cientista e ativista pela preservação marinha Aline Gonçalves. A ideia, segundo Aziz, é aquecer o público para a COP30, unindo diferentes atores nas discussões sobre a proteção do bioma e dos oceanos.

Onde será o TEDx Ilhabela?

A sede do TEDx será o Instituto Baía dos Vermelhos, espaço de curadoria artística e arquitetura única em Ilhabela, que divide espaço com o verde das árvores e o azul do mar. A expectativa é receber cerca de 120 pessoas, fomentando diálogos sobre a natureza e a construção de comunidades que defendam as necessidades da floresta.

“Queremos criar um piloto de um festival de sociobioeconomia na Mata Atlântica. O aval do TED para usar sua licença é uma forma de chamar ainda mais públicos para diálogos com profundidade”, explica Aziz.

Mesmo sendo realizado na segunda-feira, 6 de outubro, a organização do TEDx pensa em uma programação que já inicie no sábado, 4. As atividades realizadas ao longo do final de semana devem ajudar a fomentar o turismo sustentável na região, que sofre com o consumo e a pesca predatória. Para o idealizador, um sistema em que extrai mais do que retribui é insustentável.

Proteção da Mata Atlântica

Em fevereiro de 2023, o efeito dos eventos climáticos extremos na região litorânea chegou como nunca ao norte de São Paulo. Após uma madrugada inteira de chuvas fortes, a cidade de São Sebastião ficou inundada. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas e houve deslizamentos de morros em diversos pontos da região. Mais de 60 pessoas morreram durante o caso, que tomou proporções nacionais.

No entanto, para quem reside em ilhas brasileiras, esses eventos são cada vez mais comuns. A necessidade de adaptação das cidades, também. “Nesta semana, uma chuva forte deixou a balsa Ilhabela com Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba paralisada por horas. Ninguém podia sair nem entrar nas cidades”, explica Aziz.

Aziz Camali, idealizador do TEDx Ilhabela

Aziz Camali, idealizador do TEDx Ilhabela: "Queremos criar um piloto de um festival de sociobioeconomia na Mata Atlântica"

O calor extremo também tem afetado mais e mais regiões. Estabelecimentos construídos para melhorar o fluxo do ar passam a instalar ar-condicionado, já que as ondas de calor ameaçam o bem-estar e a saúde de quem mora lá. “Para quem não tem essas condições, como fica? Precisamos nos movimentar agora. A crise climática vai acontecer, é certo”, afirma.

Aziz acredita que a ilha pode atuar como um laboratório de soluções sustentáveis. Os desafios ligados a coleta dos resíduos, reciclagem e proteção das praias ainda afastam esse sonho. “Não é só a responsabilidade da gestão pública. Como eu posso reduzir o meu impacto? É mais fácil mobilizar as iniciativas aqui, que podem ser replicadas, absorvidas e adotadas em diferentes partes do Brasil”, explica.

O próximo passo é discutir os caminhos até esse futuro sustentável. As inscrições para o TEDx estão abertas a partir do site. Além disso, cotas para apoio de empresas também estão disponíveis e ajudam na realização do evento.

Acompanhe tudo sobre:PraiasMata AtlânticaTEDEstado de São PauloSustentabilidade

Mais de ESG

Iniciativa global é lançada para selecionar 30 crianças embaixadoras da COP30

Vivo assume preservação de 800 hectares na Amazônia em 30 anos

Empreendedoras afetadas por enchentes do RS recebem capacitação em gestão e vendas gratuita

Licença-paternidade: nem tudo o que parece é