Esporte

1,7 bilhão de euros: o que representa o novo contrato entre Barcelona e Nike?

Acordo é visto como o maior já feito entre um clube e uma marca de material esportivo

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 14h34.

Tudo sobreFutebol
Saiba mais

A renovação do contrato de patrocínio entre Barcelona e Nike já é tratado como o 'acordo do século' e o maior já feito entre um clube e uma marca de material esportivo: apesar dos números oficiais não terem sido divulgados, fala-se em 1,7 bilhão de euros ao longo dos 14 anos de duração do compromisso, cerca de R$ 10,35 bilhões na cotação atual.

“Além de se manter todos os anos entre as camisas de clube mais vendidas do mundo, a relação FC Barcelona transcende uma parceria tradicional de material esportivo e reitera o posicionamento da marca de se associar com os destaques de cada categoria, além de rivalizar com a fornecedora do arquirrival Real Madrid (Adidas)", diz Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Nike e Barcelona possuem uma das parcerias mais antigas de todo o mundo, desde 1998, e a aprovação para o novo contrato se deu neste último final de semana, em uma Assembleia Extraordinária que reuniu membros de diferentes escalões da administração do Barcelona, como ex-presidentes, gestores afiliados, senadores e sócios escolhidos por sorteio. Foram 419 votos a favor do novo contrato, 27 contrários e 22 nulos.

Também de acordo com informações da imprensa espanhola, a atual renovação contempla bônus pela assinatura do contrato, que será divido ao longo dos anos da nova parceria.

“O acordo é um marco no mercado de patrocínios esportivos, consolidando uma das maiores parcerias já firmadas no futebol. Reflete a enorme visibilidade global do clube, sendo um ativo estratégico para a Nike expandir sua presença no futebol e se conectar com uma base de fãs internacional. Essa aliança de longo prazo não apenas reforça a saúde financeira do Barcelona, mas também sublinha a crescente importância das parcerias estratégicas no marketing esportivo, onde valor financeiro e engajamento global caminham lado a lado", explica Bruno Brum, CMO da Agência End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.

Acompanhe tudo sobre:NikeFutebol

Mais de Esporte

Universal Studios será sede dos Jogos Olímpicos de Los Angeles

NBA Brasil lança programa 'X1 do Fred', apresentado por Fred Bruno, no YouTube

Jogos de hoje, terça-feira, 15 de abril: onde assistir ao vivo e horários

Santos demite o técnico Pedro Caixinha após três derrotas no Brasileirão; veja possíveis substitutos