Esporte

Alemanha estreia na Copa: seleção é a única que pode igualar o Brasil em títulos

Campeã nos anos de 1954, 1974, 1990 e 2014, a seleção não teve dificuldades nas eliminatórias e se classificou em primeiro

Copa do Catar: tetracampeã, a seleção alemã é a única que pode se igualar o Brasil em títulos de Copas do Mundo. (Boris Streubel/Getty Images)

Copa do Catar: tetracampeã, a seleção alemã é a única que pode se igualar o Brasil em títulos de Copas do Mundo. (Boris Streubel/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2022 às 09h24.

Última atualização em 23 de novembro de 2022 às 10h51.

A Alemanha estreia pela Copa do Mundo 2022 contra o Japão, nesta quarta-feira, 23, no estádio Internacional Khalifa, no Catar. A partida é válida pela primeira rodada do grupo E. Tetra campeã, a seleção alemã é a única que pode igualar o Brasil em títulos de Copas do Mundo.

Campeã nos anos de 1954, 1974, 1990 e 2014, a seleção não teve dificuldades nas eliminatórias e se classificou em primeiro com uma campanha de nove vitórias em dez jogos. Após a saída do técnico Joachim Löw e a chegada de Hans Flick, a Alemanha mudou seu estilo de jogo e chegou com uma das grandes favoritas.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

A experiência de Manuel Neuer e Thomas Muller, remanescentes do último título, junto com a juventude de Havertz e Mussiala, a seleção chega com um equilíbrio que pode render frutos. Contra o Japão, a equipe não contará com Leroy Sané, devido a problemas no joelho, e devem ir a campo com: Neuer; Klostermann, Sule, Rudiger e Raum; Gundogan, Kimmich (Gnabry), Hofmann e Musiala; Julian Brandt (Moukoko) e Muller.

A partida entre Alemanha e Japão, às 10h, será transmitida pela TV Globo, Globoplay e SporTV. A EXAME acompanha a partida em tempo real. 

LEIA TAMBÉM: Entenda o protesto em campo da Seleção da Alemanha que a Fifa tentou esconder

Quem é o melhor jogador da Alemanha?

Para a Copa deste ano, a jovem promessa do Bayern de Munique, Jamal Musiala, é a grande aposta do time alemão. O jogador de apenas 19 anos não é titular frequente na equipe de Hansi Flick, porém é uma arma importante, principalmente para o segundo tempo. Veloz e driblador, ele é versátil e atua desde a construção do meio-campo até o ataque. Ele pode jogar no meio-campo na criação, como um atacante centralizado.

Além dele, destaque para o meia Joshua Kimmich, também do Bayern de Munique. O jogador foi eleito o melhor jogador da seleção alemã no ano de 2021, em uma votação entre torcedores  no site oficial da Federação Alemã. 

Alemanha e Japão na Segunda Guerra Mundial

A relação diplomática mais direta entre Japão e Alemanha começou sobretudo a partir do século 19, mas os dois países terminariam sendo rivais e, depois, aliados em guerras que viriam.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-18), o Japão se aliou à Inglaterra contra a Alemanha, que saiu derrotada e perdeu territórios no conflito.

Nas décadas seguintes, porém, tanto Japão quanto a Alemanha (que logo viria a ser governada pelos nazistas sob Hitler) passaram a desenvolver posturas vistas como agressivas contra vizinhos em suas respectivas regiões, o Japão na Ásia e a Alemanha na Europa. Os países novamente se aproximaram e terminariam, junto com a Itália fascista de Mussolini, formando o "Eixo" na Segunda Guerra Mundial (1939-45). O Japão entrou na guerra sobretudo a partir de 1941. O grupo foi o grande rival dos países "Aliados", liderados por países como Inglaterra e França e, depois, com a participação de EUA e União Soviética.

O Eixo composto por Japão e Alemanha saiu derrotado da Segunda Guerra. O Japão, em especial, também foi alvo de uma das maiores tragédias da história, com duas bombas nucleares disparadas contra Hiroshima e Nagasaki pelos EUA. Ambos os países, porém, conseguiriam se reconstruir e recuperar progressivamente sua economia nas décadas seguintes.

LEIA TAMBÉM:

 

 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaJapãoFutebolCopa do Mundo

Mais de Esporte

Jogos de hoje, 5 de novembro, quarta-feira: onde assistir ao vivo e horários

Club Brugge x Barcelona: onde assistir, horário e escalações do jogo pela UEFA Champions League

Seis rodas na F1? Relembre as máquinas mais bizarras do grid

Quanto custa ver João Fonseca jogar no Rio Open 2026? Veja como comprar