Diogo Jota: atacante português do Liverpool, que faleceu em um acidente de trânsito, deixou uma herança milionária para a família (Reprodução/ Instagram)
Redação Exame
Publicado em 8 de julho de 2025 às 11h17.
Rute Cardoso, viúva do atacante português Diogo Jota, poderá herdar até £ 35 milhões (aproximadamente R$ 260 milhões, na cotação atual) do patrimônio acumulado pelo jogador antes de sua morte.
Diogo Jota, que fazia parte do Liverpool FC, faleceu aos 28 anos, no mesmo acidente de trânsito que vitimou seu irmão, André, de 25 anos, na Espanha na semana passada.
Em sua trajetória no futebol, Jota fez sua estreia no futebol inglês em 2018, quando foi contratado pelo Wolverhampton Wanderers. Na época, seu salário semanal era de £ 38 mil, o que somou £ 3,95 milhões em dois anos de contrato.
Em 2020, o jogador foi transferido para o Liverpool, assinando um contrato de quatro anos com vencimento semanal de £ 83 mil, o que aumentou seu patrimônio em £ 8,63 milhões.
Em 2022, o Liverpool renovou seu vínculo por mais cinco anos, com um aumento salarial significativo, que passou para £ 140 mil por semana. Esse valor totalizou £ 21,84 milhões até sua morte.
Além de seus ganhos como jogador, Jota também se destacou como empreendedor no setor de eSports e como embaixador global de uma marca, o que ampliou ainda mais sua fortuna.
Ainda restavam dois anos de contrato com o Liverpool, o que garantiria ao jogador um montante adicional de £ 14,5 milhões. O clube, segundo a mídia internacional, pagará esse valor restante à família de Diogo Jota, embora não haja confirmação oficial sobre essa decisão.
Se confirmada, a herança será destinada a Rute e aos três filhos do casal: Dinis, de quatro anos, Duarte, de dois, e Mafalda, de apenas oito meses.
Parte significativa do patrimônio de Jota foi investido em bens duráveis, como uma casa de cinco quartos e quatro banheiros em Blundellsands, um subúrbio nobre de Liverpool, adquirida por £ 2,125 milhões em maio de 2022, de acordo com registros públicos.
Esse imóvel poderá ser parte da herança deixada para sua família.