Esporte

Fifa adota mudanças regulatórias para agentes de futebol em 2025

Alterações aprimorar a padronização das regras relacionadas à atuação de agentes no mercado

FIFA: veja as mudanças anunciadas pela federação (Christian Charisius/dpa (Photo by Christian Charisius/Getty Images)

FIFA: veja as mudanças anunciadas pela federação (Christian Charisius/dpa (Photo by Christian Charisius/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 18 de janeiro de 2025 às 09h15.

Tudo sobreFutebol
Saiba mais

A Fifa publicou importantes alterações ao FIFA Football Agent Regulations (FFAR), que teve o início de sua vigência a partir de janeiro deste ano. As mudanças visam aprimorar a transparência, acessibilidade e a padronização das regras relacionadas à atuação de agentes no mercado internacional de transferências.

Dentre as principais alterações, estão:

  • Logística dos exames de Agentes: A realização dos exames não será mais obrigatoriamente feita em associações nacionais, promovendo uma centralização pela Fifa;
  • Taxa de participação nos exames: A taxa de participação nos exames foi eliminada, reduzindo barreiras financeiras para novos candidatos.

Destaca-se, ainda, que as disposições que estavam suspensas em regulamentos anteriores, por serem normas que suas implementações dependem de desenvolvimento, como por exemplo o pagamento de taxas através do Fifa Clearing House, ou por serem normas que sua validade está sendo debatida judicialmente, principalmente, no que toca às questões envolvendo o limite das comissões dos agentes, o pagamento pro rata e a vedação à dupla representação permanecem na atualização no texto regulatório, apesar de ainda não estarem em vigor.

"Essas mudanças refletem uma abordagem estratégica da Fifa para melhorar a acessibilidade e a centralização na regulamentação de agentes, alinhando o regulamento com os padrões globais de transparência e inclusão. A modificação no processo de exames facilita o ingresso de novos agentes, enquanto a inclusão de disposições suspensas no regulamento fortalece o compromisso com futuras implementações", analisa Beatriz Araújo Salazar, advogada da CCLA Advogados, escritório especializado em direito desportivo.

"A entidade continuará monitorando a implementação dessas mudanças, promovendo consultas com associações nacionais, clubes e agentes para garantir que as novas medidas atendam às necessidades do futebol profissional", complementa.

Acompanhe tudo sobre:FifaFutebol

Mais de Esporte

Indústria chinesa se prepara para pico de demanda da Copa do Mundo de 2026

São Paulo celebra sucesso da 3ª edição do São Paulo Corporate Games 2025

Corinthians avança para a semifinal da Copa do Brasil: saiba quantos títulos o clube tem

Alcaraz bate Sinner, conquista bi do US Open e volta a ser número 1 do mundo