GP de Mônaco de F1: disputas ocorrem neste fim de semana (Emmanuele Ciancaglini/Ciancaphoto Studio/Getty Images)
Repórter
Publicado em 24 de maio de 2025 às 05h04.
Neste sábado, 24 de maio, a Fórmula 1 chega a mais uma fase desafiadora com os treinos e a classificação do Grande Prêmio de Mônaco.
O primeiro dia de atividades, realizado nesta sexta-feira, terminou da mesma forma que começou, com a Ferrari dominando. Charles Leclerc, que competia em casa, manteve a liderança também no segundo treino livre, registrando 1m11s355, à frente de Oscar Piastri e do colega de equipe Lewis Hamilton. Gabriel Bortoleto finalizou em 14º lugar, a 0s8 da marca do ferrarista.
Embora o treino inicial tenha sido repleto de incidentes, a segunda sessão também não foi tranquila, com duas bandeiras vermelhas nos primeiros 30 minutos. Isack Hadjar e Oscar Piastri se envolveram em acidentes, mas ambos retornaram à pista. Hadjar, estreante pela RB, registrou o sexto melhor tempo.
O piloto inglês Oliver Bearman, da Haas, foi penalizado após o treino e perdeu dez posições no grid de largada para a corrida de domingo. Ele ultrapassou Carlos Sainz durante a bandeira vermelha, o que é proibido pelas regras. Além disso, Bearman recebeu dois pontos na superlicença. Sua punição se soma à de Lance Stroll, que foi penalizado com a perda de uma posição após a colisão com Leclerc no primeiro treino.
Leclerc mostrou novamente grande desempenho, principalmente com os pneus macios, repetindo a liderança em dois momentos diferentes do treino. Mesmo com os rivais também adotando os compostos vermelhos, ele manteve a vantagem, com Hamilton chegando a se aproximar, ficando apenas 0s1 atrás antes de Piastri ultrapassá-lo.
Bortoleto começou a sessão em 15º lugar, mas, após trocar os pneus duros pelos macios, chegou a figurar provisoriamente entre os dez primeiros. No final, terminou à frente de Nico Hulkenberg, da Sauber, que ficou em 16º.
A Fórmula 1 será transmitida pela F1 TV, plataforma de streaming exclusiva da Fórmula 1. A assinatura custa US$ 5,19 dólares por mês ou US$ 39,99 por ano pela cobertura ao vivo.
Também haverá transmissão da Band e Bandsports. É possível acompanhar as etapas online pela Bandplay.