GP de Mônaco de F1: disputas ocorrem neste fim de semana (Clive Rose/Getty Images)
Repórter
Publicado em 23 de maio de 2025 às 10h09.
Última atualização em 23 de maio de 2025 às 10h11.
Apesar de um choque com a Aston Martin de Lance Stroll logo no início do fim de semana no Circuito de Monte Carlo, Charles Leclerc permaneceu competitivo e liderou o primeiro treino livre do GP de Mônaco nesta sexta-feira, 23. O piloto da casa marcou a volta mais rápida, com 1m11s964 nos pneus macios, superando Max Verstappen e Lando Norris. Gabriel Bortoleto ficou em 18º lugar.
Bortoleto conseguiu sua melhor volta com pneus médios, mas ficou mais de 2 segundos atrás do tempo de referência no começo da sessão. Nos minutos finais, ao usar os compostos de faixa vermelha, melhorou seu desempenho, chegando a ficar 1,5 segundo atrás de Leclerc, mas não conseguiu sair das últimas posições na classificação.
A batida entre Leclerc e Stroll, que será analisada após o treino, não foi o único incidente da sexta-feira. Norris tocou o pneu em uma barreira e escapou da pista na curva 1; Pierre Gasly reclamou de uma Haas lenta à sua frente, e Liam Lawson quase colidiu com Hamilton em sua Red Bull, reclamando pelo rádio.
Outro momento tenso aconteceu entre Bortoleto e Verstappen, quando o brasileiro estava lento na frente do holandês, que quase perdeu o controle. No fim da sessão, Hamilton sofreu um susto ao passar rápido sobre uma lombada interna, que fez seu carro levantar do chão após tocar o guard rail. Na última volta, Bortoleto passou reto na curva Saint Devote.
No início do treino, com pneus variados na pista, Hamilton liderou entre os médios e manteve a ponta até o primeiro terço da sessão. Depois, Norris e Piastri, ambos com pneus macios, alternaram-se na liderança. Norris reassumiu a ponta após superar Piastri e Hamilton, que momentaneamente chegaram à frente na metade do treino.
Mesmo assim, as duas Ferraris mantiveram bom ritmo com os pneus de faixa vermelha, com Hamilton passando a utilizá-los após as primeiras voltas nos médios. Isso permitiu que Leclerc assumisse a liderança próximo ao terço final do treino livre 1, posição que ele manteve até o encerramento da sessão.
A Fórmula 1 será transmitida pela F1 TV, plataforma de streaming exclusiva da Fórmula 1. A assinatura custa US$ 5,19 dólares por mês ou US$ 39,99 por ano pela cobertura ao vivo.
Também haverá transmissão da Band e Bandsports. É possível acompanhar as etapas online pela Bandplay.