Esporte

Onde estão os últimos campeões da Copa do Brasil por Flamengo, em 2013, e Corinthians, 2009

As equipes disputam hoje a final às 21h45 no Maracanã

Copa do Brasil: Os craques dos títulos nesta competição em 2013, para o rubro-negro, e 2009, para a equipe paulista ficaram na história dos clubes (Thais Magalhães/CBF/Getty Images)

Copa do Brasil: Os craques dos títulos nesta competição em 2013, para o rubro-negro, e 2009, para a equipe paulista ficaram na história dos clubes (Thais Magalhães/CBF/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 17h51.

Última atualização em 19 de outubro de 2022 às 17h53.

As equipes do Flamengo e Corinthians disputam hoje a final da Copa do Brasil, às 21h45, no Maracanã. Os craques dos títulos nesta competição em 2013, para o rubro-negro, e 2009, para a equipe paulista ficaram na história dos clubes. Anos depois nem todos os jogadores continuam atuando nos campos de futebol. Alguns atletas que fizeram parte da equipe carioca e do Timão naquela época, dois clubes que deixdaram o Brasileiro em segundo plano nesta temporada em busca do caminho mais curto por uma taça, entraram no ramo de finanças, rádio e até mesmo da música.

O Flamengo campeão de 2013 contra o Atlético-PR no Maracanã, no dia 27 de novembro, contou com um público de quase 69 mil torcedores. O domínio rubro-negro carioca foi nas finalizações certas — 7 a 1. Na posse de bola foi equilibrado, 52% para o mandante e 48% para o visitante.

LEIA TAMBÉM:

A vitória foi em um final surpreendente: aos 87 minutos a disputa nos pênaltis já parecia uma realidade, até que Elias realizou um desarme no meio de campo e tocou a bola para Paulinho. A assistência era para Hernane, mas o goleiro Weverton defendeu. Com a sobra ele lançou novamente para Paulinho, que girou para cima da zaga do Atlético-PR e tocou a bola para Elias e fez o gol. As emoções continuaram, aos 94 minutos o artilheiro da Copa do Brasil de 2013, Hernane Brocador, aproveitou e deixou o dele consagrando o Flamengo tricampeão da Copa do Brasil.

A equipe do Fla contava com goleiro Felipe, o capitão Léo Moura, Wallace, Samir, André Santos, Amaral, Elias, Carlos Eduardo, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho e o técnico Jaime de Almeida. E onde estão os últimos campeões da Copa do Brasil pelo time carioca?

Léo Moura está no Resenha Futebol Clube, na liga do Fut7 há uma semana se juntando ao ex-companheiro de campo Romulo. O jogador também fundou escolas de futebol com o próprio nome. Já o goleiro Felipe está vestindo a camisa do Paraná Clube, eliminado do Campeonato Brasileiro da série D. Antes de vestir a camisa tricolor, anunciou que vai para um desafio no Capital, em Brasília (DF).

O zagueiro Wallace está jogando pela série B, em Santa Catarina, pelo Brusque Futebol Clube. O Samir, zagueiro, pelo Club Tigres, no México, e marcou seu primeiro pelo clube há 5 semanas. O ex-lateral André Santos não está mais nos campos, mas não saiu das telas de televisão fazendo parte do elenco do reality A Fazenda 14.

O volante Amaral virou faixa azul de jiu-jitsu e jogou pelo CSE (Clube Sociedade Esportiva) da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, e saiu meado deste ano. Luiz Antônio estreou no Brusque Futebol Clube no meado do ano no Brasileirão. Hernane Brocador está no Brasiliense Futebol Clube e Paulinho no Americano Futebol Clube, sediado em Campos dos Goytacazes (RJ) que participa do campeonato carioca.

Timão

A história do Corinthians ficou marcada em 2009, já que o título da competição quase foi conquistado um ano antes ainda na série B contra o Sport e perdeu no segundo jogo da final. Quando voltou a disputar a série A o time renasceu e buscou um título para presentear a torcida. Além da Copa do Brasil em 2009, o Timão conquistou a taça do Campeonato Paulista e comemorou a chegada de Ronaldo Fenômeno.

Em casa, contra o Internacional, o Corinthians fez 2 a 0 com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Na volta, no Estádio Beira-Rio, novamente abriu o placar e fez 2 a 0 com gols de Jorge Henrique e André Santos. O time adversário até conseguiu empatar, mas não foi o suficiente para a vitória dos gaúchos.

O Corinthians era comandado pelo técnico Mano Menezes e equipe campeã de 2009 foi composta por goleiro Felipe (o mesmo do Flamengo anos depois), Alessandro, Chicão, William, André Santos, Cristian, Elias, Douglas, Jorge Henrique, Ronaldo Fenômeno e Dentinho. Durante a disputa entraram Boquita, Diego Sacoman e Jean, nos lugares de Cristian, André Santos e Dentinho (respectivamente).

Atualmente Ronaldo fenômeno, craque que atuava como centroavante, reconhecido como um dos melhores jogadores de todos os tempos, é empresário, presidente do Real Valladolid, da Espanha, e sócio-proprietário do Cruzeiro. O zagueiro Chicão não é mais atleta profissional de futebol, trabalha com a "rádio Chicão03", no Youtube, e eventos com taça do mundial e libertadores.

O ex-zagueiro William virou sócio e assessor de uma empresa que trabalha levando educação financeira para atletas. O volante Cristian Baroni joga futevôlei na praia, acompanha o filho no futsal e virou cantor de uma banda de música. Já o volante Elias está de volta a série A pelo campeonato espanhol. O meia Douglas agora trabalha com energia solar e Jorge Henrique está jogando Brasiliense Futebol Clube.

Acompanhe tudo sobre:FutebolCorinthiansFlamengo

Mais de Esporte

Indústria chinesa se prepara para pico de demanda da Copa do Mundo de 2026

São Paulo celebra sucesso da 3ª edição do São Paulo Corporate Games 2025

Corinthians avança para a semifinal da Copa do Brasil: saiba quantos títulos o clube tem

Alcaraz bate Sinner, conquista bi do US Open e volta a ser número 1 do mundo