O recém-eleito Papa Robert Francis Prevost chega à varanda central principal da Basílica de São Pedro pela primeira vez, após os cardeais encerrarem o conclave, no Vaticano, em 8 de maio de 2025 (Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)
Repórter
Publicado em 8 de maio de 2025 às 17h06.
Última atualização em 8 de maio de 2025 às 17h23.
O cardeal americano Robert Prevost foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira, 8, adotando o nome de Papa Leão XIV. Diferentemente do seu predecessor Francisco, Leão não compartilha o gosto pelo futebol.
O novo Papa, nascido em Chicago, Estados Unidos, tem uma grande paixão por tênis. “Me considero um grande aficionado por tênis. Mas desde que deixei o Peru tive poucas ocasiões de jogar, então espero voltar às quadras em algum momento”, declarou Robert Prevost, conforme citado pelo jornal argentino La Nación e o site Pillar Catholic.
A fumaça branca se fez presente na chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), anunciando que os cardeais haviam chegado a um acordo sobre o sucessor de Francisco.
Após a confirmação da escolha, o Papa eleito passou pela “Sala das Lágrimas”, onde refletiu sobre a nova responsabilidade e se trocou para as vestes pontifícias.
Pouco depois, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, onde se dirigiu aos fiéis presentes na praça.
Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago. Ele, que será o primeiro Papa vindo dos Estados Unidos, serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado, e depois liderou uma ordem religiosa internacional. Ele ocupava um dos cargos mais influentes na Santa Sé e havia sido nomeado cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2023.
O Papa chefiará a Igreja Católica, religião seguida por 1,4 bilhão de pessoas no planeta. Dentre eles, há 182 milhões de brasileiros, segundo dados da instituição. Ele substituirá Francisco, morto em 21 de abril e que ficou no cargo por 12 anos.
A escolha foi feita no segundo dia de votação. O conclave havia sido iniciado na tarde de quarta-feira, 7. A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, que indica que um Papa foi escolhido, foi solta às 13h08 (hora de Brasília, 18h08 na hora local). O resultado foi celebrado pela multidão que aguarda o novo Papa na Praça de São Pedro.