Corinthians: A punição se deu por conta do uso de sinalizadores e fogos de artifício na final do Campeonato Paulista (Alexandre Schneider/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 2 de abril de 2025 às 16h53.
Última atualização em 2 de abril de 2025 às 17h10.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, nesta quarta-feira, 2, a proibição da entrada das torcidas organizadas do Corinthians em estádios até o final de 2025.
A medida foi tomada com base na recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio de um ofício datado de 31 de março, que solicitou a proibição das torcidas "Gaviões da Fiel", "Camisa 12", "Fiel Macabra", "Pavilhão 9", "Estopim da Fiel" e "Coringão Chopp" em razão de questões de segurança pública.
A partir de hoje, fica proibida a entrada de qualquer indumentária ou objetos que identifiquem membros dessas torcidas, como faixas e bandeiras, nos estádios de futebol. A medida também se aplica aos associados das organizadas, que não poderão mais comparecer aos jogos portando símbolos dessas torcidas.
A decisão visa preservar a segurança e a disciplina nos eventos esportivos, conforme afirmou a Diretora do Departamento de Segurança, Infraestrutura e VAR da FPF, Marina Tranchitella. Ela destacou ainda que a FPF encaminhará a portaria aos órgãos de segurança pública e ao Ministério Público, para que a fiscalização seja rigorosa e a determinação cumprida.
A punição se deu por conta do uso de sinalizadores e fogos de artifício na final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, na última quinta-feira, em partida disputada na Neo Química Arena.