Richarlison busca recuperação no futebol europeu, enquanto atrai interesse de clubes do Brasil e do exterior. (Antonio Borga/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 4 de julho de 2025 às 09h48.
Richarlison, atacante brasileiro do Tottenham, está oficialmente no mercado e avaliado em cerca de R$ 257 milhões (entre 35 e 40 milhões de euros), valor estipulado pelo clube inglês para uma possível transferência definitiva.
Após uma temporada marcada por lesões que limitaram sua participação a 24 jogos e apenas cinco gols, o Tottenham, sob o comando do técnico Thomas Frank, sinalizou que o jogador está na lista de negociáveis para a próxima janela de transferências.
O interesse em Richarlison não é restrito ao Brasil. Clubes da Arábia Saudita, como o Al-Ahli, e da Turquia, incluindo Fenerbahçe, Galatasaray, e outros, já demonstraram interesse no atacante.
O Al-Ahli, que vem investindo pesado para atrair estrelas da Premier League, chegou a fazer uma proposta oficial, mas Richarlison descartou a saída para o futebol saudita, afirmando que "a grana é alta, mas meu sonho é maior", com o objetivo de continuar na Premier League e retornar à seleção brasileira.
No Brasil, Flamengo, Palmeiras e Fluminense também monitoram a situação do jogador, que tem contrato com o Tottenham até junho de 2027.
O Fluminense, que já tentou contratá-lo anteriormente, acompanha a possibilidade de um empréstimo com opção de compra, enquanto Flamengo e Palmeiras já fizeram consultas e até propostas que não foram aceitas pelo clube inglês, que mantém o valor alto para liberar o atacante.
Além do valor de mercado elevado, outro fator que dificulta a transferência para o Brasil é o salário de Richarlison na Inglaterra, que gira em torno de 520 mil libras esterlinas por mês (aproximadamente R$ 4 milhões), um valor muito acima da realidade da maioria dos clubes brasileiros.