Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

4 criptomoedas para ficar de olho em abril, segundo especialistas

Mercado cripto encerrou primeiro trimestre de 2023 com tendência de alta, mas cenário macro e regulatório são ameaças

Ethereum passará por atualização importante em abril (Reprodução/Reprodução)

Ethereum passará por atualização importante em abril (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 4 de abril de 2023 às 09h00.

Última atualização em 5 de abril de 2023 às 14h01.

O mercado de criptomoedas encerrou o primeiro trimestre de 2023 com uma forte alta. Alguns projetos conseguiram mais que dobrar de valor, enquanto o bitcoin - o maior e mais conhecido criptoativo do mundo - subiu mais de 60% e teve o melhor desempenho trimestral em dois anos. Agora, os investidores chegam ao mês de abril com cautela, atentos a novidades no setor.

O bom desempenho nos três primeiros meses de 2023 está ligado, principalmente, à mudança nas perspectivas para o ciclo de alta de juros nos Estados Unidos. Os investidores passaram a projetar um Federal Reserva mais brando, mas novos dados de inflação e emprego que serão divulgados neste mês podem mudar essas apostas, por sua vez refletindo nos preços dos criptoativos.

Outro elemento que ficará no radar neste mês é a possível continuidade do cerco de agentes regulatórios contra grandes empresas de criptomoedas nos Estados Unidos. O mais novo alvo dessas ações é a Binance, maior corretora cripto do mundo, e possíveis desdobramentos envolvendo um processo contra a empresa e seu CEO, Chanpeng Zhao, podem afetar a performance do mercado.

Ao mesmo tempo, o mercado vai se voltar para importantes novidades em alguns dos maiores projetos do segmento, o que pode ajudar a inflar o otimismo dos investidores e impulsionar ativos. Confira as criptomoedas para ficar de olho em abril!

Ether

João Kamradt, head de research and investments da Viden.vc, acredita que um dos principais destaques neste mês será o ether, a criptomoeda nativa do blockchain Ethereum. A rede, uma das principais e mais usadas do mercado, passará no próximo dia 12 pela sua atualização mais importante desde o "The Merge" em setembro de 2022, batizada de Shanghai.

O conjunto de mudanças vai permitir os saques de ethers depositados no blockchain por seus validadores, e Kamradt acredita que "o preço do ether pode sofrer com a volatilidade nos próximos dias. Normalmente, em eventos como este ocorre o 'comprar no boato e vender no fato'. Desse modo, pode ocorrer uma eventual queda no preço do ativo momento da atualização".

"Mas independente desse movimento de curto prazo, a atualização trará mais confiança para que investidores façam o staking do ativo. Isso, por sua vez, vai reduzir a oferta circulante e contribuir para a valorização a médio/longo prazo", avalia Kamradt.

Polygon

Já Ayron Ferreira, analista-chefe da Titanium Asset, acredita que também será importante ficar de olho no blockchain Polygon e em sua criptomoeda nativa, a matic, assim como em outros projetos de "soluções de segunda camada", que buscam aumentar a escalabilidade de projetos ligados à rede Ethereum. Além da matic, é o caso da ARB - novo token da Arbitrum - e do OP, do Optimism.

"A Polygon anunciou em março o lançamento da sua zkEVM, rede de roll-up compatível com a Máquina Virtual Ethereum e uma solução inédita no mercado cripto. O sucesso dessa e de outras iniciativas da Polygon será essencial para que a rede mantenha sua popularidade diante dos concorrentes, que estão vindo cada vez mais fortes, como Optimism e Arbitrum", afirma o analista.

Cardano

Kamrandt cita também a ada, criptomoeda nativa do blockchain Cardano, como um ativo que vai merecer atenção dos investidores em abril. O principal motivo é que a rede vai passar por uma atualização, apelidada de Hydra, que deve ser "importante em seu ecossistema", e cujo sucesso e consequências poderão acabar impactando no preço do ativo.

"O upgrade vai permitir uma maior escalabilidade e interoperabilidade para a rede, o que deve atrair um número maior de desenvolvedores para o ecossistema. A atualização melhorará a velocidade da transação e reduzirá o custo das transações. Além disso, a Hydra também gerará mais facilidade para desenvolvedores criarem novos protocolos na rede. Com isso, o token pode ter uma oscilação positiva nas próximas semanas", aposta o diretor.

XRP

O XRP tem sido uma das criptomoedas de maior destaque no mercado nas últimas semanas, com uma forte valorização apoiada no otimismo de investidores quanto à disputa judicial entre a Ripple - empresa responsável pelo ativo - e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês). O debate vai definir se o token é, ou não, um valor mobiliário.

Ferreira observa que o "longo processo" entre as duas partes pode "a qualquer momento ter novidades, e especulações no mercado sobre uma decisão favorável à Ripple fizeram com que o token XRP subisse 42,85% em março".  "Qualquer novidade em relação ao processo deve trazer ainda mais volatilidade ao token, ainda mais nesse momento de forte atuação regulatória dos EUA contra a indústria cripto", pontua.

Sabia que você pode investir em ether, ada, matic e muitas outras moedas digitais direto no app da Mynt? Comece com R$ 100 e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Clique aqui para abrir sua conta gratuitamente.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosEthereum

Mais de Future of Money

Bitcoin se consolida como o 7º ativo mais valioso do mundo: análise e perspectivas

Mercado cripto está superando narrativa de ser um "Velho Oeste", diz CIO da OKX

Mercado de criptomoedas virou uma competição de popularidade, diz criadora da Tezos

BlackRock quer tokenizar ações de fundo de US$ 150 bilhões, mostra documento