Patrocínio:
Ethereum: projeto deve ter mudanças com foco em privacidade (Reprodução/Reprodução)
Editor do Future of Money
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 17h31.
Os responsáveis pela Ethereum divulgaram recentemente os próximos passos planejados para o maior blockchain do mercado de criptomoedas. E um tema deve se tornar o grande foco das atualizações previstas para a rede: a garantia de privacidade dos usuários.
Em uma publicação que reuniu as principais conclusões dos maiores desenvolvedores ligados à rede, há a visão de que o blockchain está "no caminho para se tornar a camada global de liquidação" para o mercado financeiro. Mas esse papel também foi acompanhado de um alerta.
"Sem uma privacidade forte, a Ethereum corre o risco de se tornar a espinha dorsal da vigilância global ao invés da espinhal dorsal da liberdade global", afirmam. "Um sistema sem privacidade empurrará instituições e usuários para outros lugares, minando a própria missão que deu origem à Ethereum".
Para resolver esse problema, os desenvolvedores pretendem implementar uma série de mudanças no blockchain para "garantir clareza, foco, colaborações e resultados em todo o ecossistema, garantindo que a privacidade seja tratada como um recurso de primeira necessidade".
"A Ethereum merece se tornar a infraestrutura central para o comércio digital global, identidade, colaboração e a internet do valor. Mas esse potencial é impossível sem dados, transações e identidade privados", afirmam os responsáveis pelo projeto na publicação.
Os desenvolvedores se comprometeram a implementar mudanças na rede já nos próximos seis meses, incluindo a criação de algoritmos resistentes à computação quântica. Um dos focos será a garantia de confidencialidade de informações no segmento de finanças descentralizadas (DeFi).
Outra prioridade será a garantia de que ações privadas sejam "tão baratas e simples" quanto as públicas dentro da rede, além de reforçar a capacidade de acessar informações no blockchain sem revelar ao mesmo tempo informações de identidade ou intenção dos usuários.
"As prioridades e iniciativas específicas dentro destas áreas variarão nos seus prazos de investimento e resultados, e evoluirão com o ecossistema, mas esperamos que estas áreas de foco geral persistam durante os próximos anos", destacaram os desenvolvedores.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok