Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Gestora é categórica: se regulação avançar nos EUA, criptomoedas terão alta 'imparável'

CIO da Bitwise compartilhou otimismo sobre futuro das criptomoedas, mas alerta que Congresso dos EUA não pode ‘deixar a peteca cair’

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 6 de maio de 2025 às 17h04.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 17h20.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

Matt Hougan, CIO da gestora Bitwise, compartilhou nesta semana uma projeção categórica sobre o futuro das criptomoedas: se os Estados Unidos aprovarem uma regulação favorável, o setor pode ter uma alta "imparável". Porém, apesar do otimismo, ele também aponta desafios.

Mantendo um otimismo em relação ao futuro dos ativos digitais, Hougan destacou que o ambiente legislativo é favorável para o mercado cripto. Entre as mudanças que criaram esse novo contexto, ele destaca medidas do governo Trump, como a troca da presidência da SEC.

Além disso, o país criou uma reserva estratégia de bitcoin e definiu que as criptomoedas são uma "prioridade nacional". Do ponto de vista legislativo, a aprovação de um arcabouço regulatório para o setor e regras específicas para stablecoins podem ser aprovadas ainda em 2025.

"Para fazer as criptomoedas avançarem, precisamos que o Congresso aprove uma legislação que consagre o progresso para as criptomoedas em lei. A aprovação de pelo menos um projeto de lei sobre criptomoedas pelo Congresso mostraria que democratas e republicanos podem se alinhar em relação às criptomoedas e dificultar que regimes futuros desfaçam esse progresso", explica.

Hougan pontua, porém, que esse cenário não é uma certeza. Recentemente, o Partido Democrata tem demonstrado uma resistência a projetos de lei sobre criptomoedas, em especial o de stablecoins. Com isso, a aprovação de uma regulação para o setor pode demorar mais, ou até não sair do papel.

"Isso é o perfeito se tornando inimigo do bom. A legislação sobre a estrutura de mercado é extremamente importante para o futuro das criptomoedas a longo prazo, mas agrupar as coisas tornará a aprovação de qualquer projeto de lei mais difícil", defende o executivo.

O CIO da Bitwise disse ainda que "as stablecoins são obviamente benéficas — para os Estados Unidos, o dólar, comerciantes, empreendedores e outros — para que pequenas manobras políticas inviabilizem o progresso" do projeto de lei para o segmento.

"Os próximos dias e semanas serão tensos. Se a legislação fracassar, este poderá ser um verão [no Hemisfério Norte, inverno no Hemisfério Sul] desafiador para as criptomoedas. Mas se Washington conseguir se organizar, acredito que o mercado terá uma alta imparável". afirma.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

5 criptomoedas que podem disparar em maio, segundo especialistas

Fundador da Binance diz que bitcoin pode chegar a US$ 1 milhão até o final do ano

Reino Unido descarta reserva de bitcoin: ‘Não achamos que é apropriado para o mercado’

Empresas podem comprar US$ 330 bilhões em bitcoin nos próximos 5 anos, projeta Bernstein