Patrocínio:
Repórter do Future of Money
Publicado em 1 de abril de 2025 às 17h03.
Um hacker anônimo passou por um problema curioso que chamou a atenção de membros do mercado de criptomoedas nesta semana. Após conseguir roubar cerca de R$ 5,4 milhões (R$ 30,6 milhões, na cotação atual), o criminoso afirma ter perdido todos os ativos depois de ser vítima de um roubo.
O caso começou em fevereiro deste ano, quando o hacker conseguiu contornar as seguranças da zkLend, um protocolo do mercado cripto que funciona como um dos provedores de liquidez da Starknet, um blockchain de segunda camada ligado à Ethereum.
Ao quebrar a segurança do protocolo, o hacker conseguiu desviar fundos que eram usados nas operações de liquidez. Dados de plataformas de monitoramento de blockchain indicam que ele roubou cerca de 2.930 unidades de ether e sumiu logo em seguida.
Como acontece tradicionalmente em golpes no mercado, o hacker decidiu enviar as criptomoedas roubadas para um "misturador", protocolos em blockchain que misturam diversos ativos digitais de origem diferentes como uma forma de apagar rastros e dificultar o rastreio.
O hacker decidiu enviar os ativos para o Tornado Cash, o misturador mais famoso do mercado atualmente. Mas foi aí que ele cometeu um erro. Ao buscar o site para acessar o misturador, o criminoso caiu em um golpe de phishing, uma espécie de engenharia social.
Apesar do hacker não ter dado detalhes sobre o golpe em si, técnicas de phishing costumam trabalhar com mudanças em pequenos elementos de um site, como o link, para dificultar a identificação das diferenças pelo alvo. Com isso, a pessoa acaba enviando dados sensíveis ou até recursos voluntariamente para os criminosos.
A perda foi descoberta porque a equipe da zkLend tentou entrar em contato com o hacker para convencê-lo a devolver os fundos. Em uma interação por meio de blockchains, o hacker disse que foi enganado e acabou perdendo todos os fundos roubados.
"Estou devastado. Eu estou profundamente triste por toda essa confusão e pelas perdas que causei. Todos os ethers que eu peguei foram para os donos do site. Eu não tenho as criptomoedas. Tentem focar nesses donos para ver se vocês conseguem recuperar o dinheiro", disse.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok