Patrocínio:
IBM: empresa lançou plataforma voltada às criptomoedas (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Editor do Future of Money
Publicado em 27 de outubro de 2025 às 11h42.
Última atualização em 27 de outubro de 2025 às 12h13.
A IBM anunciou nesta segunda-feira, 27, o lançamento de uma plataforma própria voltada ao mundo das criptomoedas. Segundo a gigante de tecnologia, o novo produto deverá ajudar "instituições, empresas e governos" a se aprofundar na "economia dos ativos digitais", com foco no gerenciamento e escalabilidade de operações no setor.
Batizada de IBM Digital Asset Haven, a plataforma é descrita como uma "solução única para bancos e governos gerenciarem o ciclo de vida dos seus ativos digitais, da custódia às transações e à liquidação, que os ajudará a atender requisitos regulatórios e com prontidão para integrações".
O projeto é uma parceria com a Dfns, uma provedora de infraestrutura para carteiras digitais. "Com a crescente adoção de ativos tokenizados e stablecoins, as instituições precisarão evoluir. O setor de ativos digitais representa uma oportunidade crucial para as instituições financeiras modernizarem seus portfólios de produtos", afirma a IBM.
A plataforma "capacita essas instituições a participarem dessa nova economia com a segurança e a garantia técnica pelas quais a IBM se tornou reconhecida em outras operações de missão crítica". O projeto é descrito como uma "solução holística com a segurança de uma líder do setor".
A empresa ressalta que a plataforma pode ser usada para o controle de chaves de acesso a carteiras digitais, criação de políticas de governança e concessão de autorizações e aprovações para diferentes tipos de operação, sempre com foco no mundo das criptomoedas.
Ainda segundo a IBM, a plataforma já conta com conexão com 40 blockchains para o gerenciamento do "ciclo de vida" de criptomoedas e integra soluções externas desenvolvidas para a identificação de credenciais e segurança em torno dos usuários.
Tom McPherson, general manager da IBM Z e da LinuxONE, afirma que "com o IBM Digital Asset Haven, nossos clientes têm a oportunidade de entrar e crescer no mercado de ativos digitais, respaldados pelo nível de segurança e confiabilidade da IBM".
"Esta nova plataforma unificada oferece a resiliência e a governança de dados que eles vêm solicitando, capacitando governos e empresas a construir a próxima geração de serviços financeiros", ressalta.
O novo projeto é o maior da IBM até o momento na área de criptomoedas e blockchain, reforçando o interesse da gigante de tecnologia no setor. A plataforma deverá ser disponibilizada no mercado até o segundo trimestre de 2026.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | TikTok