Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

JPMorgan registra nome de criptomoeda e reforça rumores sobre criação de 'dólar digital'

Banco entrou com pedido para registrar a marca JPMD, associada a diversas atividades diferentes envolvendo criptomoedas

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 17 de junho de 2025 às 11h48.

Tudo sobreJPMorgan
Saiba mais

O JPMorgan registrou na última segunda-feira, 16, uma nova marca, a JPMD. Segundo o próprio banco, o nome está associado a diferentes atividades envolvendo criptomoedas, o que reforçou rumores no mercado de que a empresa pode lançar um ativo digital próprio.

Atualmente, o banco já conta com uma rede blockchain própria, a Kinexys, que é usada em diferentes operações envolvendo ativos digitais. A instituição chegou a divulgar um token próprio, a JPM Coin, pareado ao dólar, mas compartilhou poucas informações sobre o projeto desde 2023.

Segundo a empresa, a JPM Coin foi substituída pelo Kinexys Digital Payments, que permite que os usuários realizem pagamentos e transferências transfronteiriças usando ativos digitais. Desde então, as menções a uma criptomoeda própria ou à paridade com o dólar foram abandonadas pelo banco.

JPMD e dólar digital

Agora, a possibilidade do banco criar uma cripto própria voltou a ser discutida no mercado. De acordo com o registro submetido às autoridades dos Estados Unidos, a JPMD vai englobar serviços de negociação, troca, transferência e pagamentos com ativos digitais.

Há menção, ainda, de serviços de emissão de ativos digitais, processamento de pagamentos, serviços de corretagem usando blockchain, um site próprio para o projeto e movimentações internacionais. Não há menções específicas a uma stablecoin no pedido.

Entretanto, o "D" da marca foi associado por investidores ao dólar, reforçando especulações de que o JPMorgan pretende criar uma nova criptomoeda pareada à moeda norte-americana. Atualmente, as principais stablecoins do mercado são pareadas ao dólar.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Informações recentes do Wall Street Journal apontam que o JPMorgan está em discussões com um grupo de instituições financeiras, incluindo o Bank of America e o Citigroup, sobre a possibilidade de criação de uma stablecoin conjunta pareada ao dólar.

Nesse caso, porém, é pouco provável que o ativo seja nomeado como JPMD, já que a marca faria referência apenas ao banco. O interesse de instituições financeiras por stablecoins disparou em 2025, refletindo a potencial criação de uma regulamentação específica para esses ativos nos Estados Unidos.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:JPMorganCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Veja como o Sicredi se tornou a melhor empresa para se trabalhar no Brasil

'Altseason' pode gerar perdas para investidores despreparados, diz CEO da Bitget

Governador da Califórnia diz que BC desafiou as maiores empresas de crédito dos EUA

China acusa governo dos EUA de roubar R$ 68 bilhões em bitcoin