Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

O projeto da SEC que pode 'transformar o sistema financeiro', segundo gestora

Anunciado pelo presidente da SEC na semana passada, iniciativa busca aproximar o regulador de novas tecnologias e mercados

SEC: regulador lançou plano elogiado pelo mercado (Getty/Getty Images)

SEC: regulador lançou plano elogiado pelo mercado (Getty/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 16h02.

Última atualização em 4 de agosto de 2025 às 16h33.

Tudo sobreSEC
Saiba mais

A gestora Bernstein afirmou em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 4, que o novo projeto anunciado pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) tem potencial para "transformar" e "atualizar" o mercado financeiro. Analistas acreditam que a iniciativa será importante para aproximar o regulador de novas tecnologias e mercado.

Batizada de "Projeto Cripto", a iniciativa foi anunciada pelo presidente da SEC, Paul Atkins. Indicado pelo presidente Donald Trump, o novo líder do órgão regulador disse que o projeto busca consolidar os Estados Unidos como a "capital mundial de cripto" a partir de uma regulação favorável ao setor.

O Bernstein disse que o projeto é a "visão mais ousada e transformadora sobre criptomoedas já apresentada por um presidente em exercício da SEC", marcando uma mudança de postura do regulador e a passagem de uma "rigidez analógica" para um "pragmatismo digital". Na prática, ele reverte a postura hostil do regulador em relação ao mercado cripto.

O presidente da SEC afirma que as criptomoedas vão criar uma "nova era de ouro para as finanças", o que obriga o regulador a atualizar seus processos e regras. Atkins disse que a SEC deve formular novas regras, mais "claras e simples" para a distribuição, custódia e negociação de criptomoedas.

Ele também defendeu a criação de regras que incentivem o desenvolvimento de "superapps" com ofertas amplas de diferentes produtos financeiros, de criptomoedas a ações. Atkins também pretende incentivar a adoção de sistemas de software em blockchains, com a correspondente tokenização de ativos tradicionais.

Se a iniciativa for bem-sucedida, a gestora acredita que ela resultará em um retorno da inovação com a tecnologia blockchain para os Estados Unidos. Além disso, o mercado deve ser beneficiado por iniciativas inovadoras que podem resolver alguns dos principais gargalos do setor financeiro atualmente.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

A defesa da tokenização de ativos e adoção da tecnologia blockchain pela SEC é vista pelo Bernstein como um caminho importante para o desenvolvimento de mercados que operem 24 horas por dia, sete dias por semana, com liquidação instantânea e garantia usando diferentes ativos. Essas características já existem no mundo das criptomoedas.

"Como disse Atkins, os ventos da mudança estão soprando. Em nossa opinião, o Projeto Cripto subverte o conceito de fosso regulatório nos mercados de capitais, permitindo igualdade de oportunidades para novos participantes participarem e inovarem nos mercados de valores mobiliários. É hora de atualizar o sistema financeiro, do online para o blockchain", defende a gestora.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

5 criptomoedas que podem disparar em agosto, segundo especialistas

Bitcoin hoje: pressionada pelo cenário macro, criptomoeda pode ter recuperação

Strategy não vai parar compras de bitcoin e quer ter 7% de todas as unidades da criptomoeda

Entenda a estratégia com bitcoin que fez as ações da Méliuz saltarem 100% em 2025