Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Pectra: próxima atualização da Ethereum ganha nova data em maio após atrasos

Conjunto de atualizações no blockchain estava previsto inicialmente para março, mas precisou ser adiado após desafios

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 4 de abril de 2025 às 15h50.

Tudo sobreEthereum
Saiba mais

Os desenvolvedores responsáveis pela próxima grande atualização da Ethereum revelaram a nova data para a implementação das mudanças no blockchain. Batizada de Pectra, a atualização deverá ser concluída no dia 7 de maio, após atrasos no cronograma do projeto.

Inicialmente, a Pectra estava prevista para ocorrer no mês de março, mas a atualização acabou esbarrando em desafios técnicos durante a fase de testes, ampliando esse período e resultando no atraso. Ao todo, ela reúne 11 modificações que serão feitas no blockchain.

O conjunto de mudanças chegou a ser postergado para abril, mas agora recebeu uma nova data de meta para a implementação. Apesar dos desafios iniciais, a Pectra já concluiu a fase de testes em algumas das "testnets" da Ethereum, como são conhecidos esses ambientes de teste.

Do ponto de vista do software do blockchain, a Pectra é a maior atualização da rede até o momento. Ela também está entre as mais importantes do projeto, e por isso tem sido ansiosamente aguardada por usuários e investidores. Em breve, porém, a espera deverá acabar.

A Pectra ocorrerá em meio a um momento adverso da Ethereum. O blockchain tem tido dificuldade para concorrer com outras redes, perdendo investidores, desenvolvedores e usuários. As principais críticas atuais envolvem a baixa escalabilidade da rede e os valores das taxas de transações.

A expectativa é que a atualização resolva exatamente esses problemas. Com foco em escalabilidade, ela deve aumentar o número de operações processadas e reduzir o tempo de processamento, além de potencialmente reduzir o valor das taxas cobradas dos usuários.

Os responsáveis pelas mudanças também esperam que elas tragam mais eficiência para a rede e flexibilizem o staking, prática em que unidades de ether precisam ser bloqueadas no blockchain para que o usuário atue como validador de transações. O limite em staking será elevado de 32 unidades para 2.048.

A Pectra é a terceira grande atualização do projeto desde o The Merge, que ocorreu em 2022 e trouxe o maior conjunto de mudanças na história da Ethereum, com um novo mecanismo de consenso. Desde então, a rede já passou pelas atualizações Shanghai e Dencun.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumBlockchainCriptomoedas

Mais de Future of Money

Autor de Pai Rico, Pai Pobre explica por que a prata pode ser mais valiosa que o ouro e o bitcoin

Oferta de criptomoeda nunca foi destinada ao Brasil, diz empresa de Eike Batista

Memecoin de Donald Trump despenca após anúncio de tarifas e atinge menor valor desde lançamento

Criptomoedas hoje: com bitcoin em US$ 82 mil, mercado ainda está "cambaleando" após Liberation Day