Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Presidente Trump assina decreto que permite investimento de fundos de pensão em criptomoedas

Medida era aguardada pelo mercado cripto e deve desbloquear volumes significativos de investimentos, mas não no curto prazo

Criptomoedas: presidente Trump permite investimentos por fundos de pensão (Brendan Smialowski/AFP)

Criptomoedas: presidente Trump permite investimentos por fundos de pensão (Brendan Smialowski/AFP)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 17h27.

Última atualização em 7 de agosto de 2025 às 17h37.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira, 7, uma ordem executiva que flexibiliza os ativos que poderão receber investimentos de fundos de pensão. As criptomoedas entraram na lista de segmentos que poderão ser incluídos nos portfólios desses fundos, famosos por administrarem bilhões de dólares.

De acordo com um comunicado do governo, a ordem executiva altera as orientações do Departamento do Trabalho que estabelecem os ativos que podem receber investimentos desses fundos: "A Ordem instrui a secretária do Trabalho a esclarecer a posição do Departamento do Trabalho sobre ativos alternativos e o processo fiduciário apropriado associado à oferta de fundos de alocação de ativos contendo investimentos em ativos alternativos".

"A Ordem orienta a Comissão de Valores Mobiliários [SEC] a facilitar o acesso a ativos alternativos para planos de aposentadoria de contribuição definida direcionados aos participantes, revisando os regulamentos e orientações aplicáveis", estabelece ainda o governo.

O comunicado ressalta que "mais de 90 milhões de americanos participam de planos de contribuição definida custeados por empregadores, e a maioria deles está atualmente impedida de investir em ativos alternativos, diferentemente de investidores ricos e planos de aposentadoria para funcionários públicos".

"Ativos alternativos, como private equity, imóveis e ativos digitais, oferecem retornos competitivos e benefícios de diversificação", pontuou o governo. A menção confirma que as criptomoedas vão entrar na lista de ativos que poderão receber os investimentos.

A avaliação do governo Trump é que "excessos regulatórios e riscos de litígio têm limitado os fiduciários de planos de pensão de incluir ativos alternativos em suas carteiras de investimento, prejudicando o crescimento da aposentadoria dos trabalhadores".

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Tenha acesso a carteiras recomendadas por especialistas com rebalanceamento mensal automático. Clique aqui para abrir sua conta gratuita

A medida era aguardada pelo mercado e a assinatura da ordem executiva foi responsável por impulsionar as criptomoedas nas últimas horas, com o bitcoin e outros ativos devolvendo parte das perdas que tiveram desde o final da semana passada. Investidores avaliam que a ordem cria uma nova fonte de demanda e capital para o setor.

Lucas Josa, especialista da Mynt, a plataforma cripto do BTG Pactual, avalia que a medida é positiva, mas que os seus efeitos devem ser sentidos pelo mercado apenas no médio e longo prazo. "Em termos práticos é algo que deve demorar muito tempo para começar a funcionar. É uma janela de tempo de pelo menos seis a oito meses", afirma.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Drex reduz uso de tecnologia blockchain e pode ter lançamento em 2026

Vale a pena investir em XRP? Diretor da Ripple comenta oportunidades de investimento

JPMorgan: crescimento da tokenização de ativos ainda 'desaponta' e mostra resistência do mercado

Bitcoin tem recuperação e criptomoedas disparam, com ether e Solana entre os destaques