Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Projeto cripto apoiado por Donald Trump lança 'dólar digital' próprio

World Liberty Financial anunciou lançamento da USD1, que será pareada ao dólar norte-americano, após testes em blockchains

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 25 de março de 2025 às 15h26.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O projeto World Liberty Financial, famoso por contar com o apoio do presidente Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento da sua stablecoin própria, a USD1. As stablecoins são criptomoedas pareadas a outros ativos, e o novo produto anunciado será pareado ao dólar norte-americano.

Especulações sobre o projeto começaram na última segunda-feira, 24, após usuários do mundo cripto identificarem possíveis transações de teste com a stablecoin nos blockchains Ethereum e BNB Chain. Horas depois, o World Liberty Financial confirmou o lançamento do ativo.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

Segundo os responsáveis pela iniciativa, a stablecoin terá a garantia de paridade com o dólar por meio da aquisição de depósitos na moeda, ativos do governo dos Estados Unidos e outros equivalentes em moeda fiduciária. As reservas serão custodiadas pela empresa BitGo.

Assim como outras stablecoins de dólar, 1 unidade da USD1  precisará ser sempre equivalente a US$ 1. A garantia de paridade é feita por meio da aquisição de ativos, com os títulos do Tesouro dos Estados Unidos sendo a opção preferida desses projetos.

Zach Witkoff, um dos fundadores da World Liberty Financial, disse que a iniciativa envolve a oferta de "uma stablecoin de dólar digital para investidores soberanos e grandes instituições integrarem nas suas estratégias e ter transações simples, seguras e transfronteiriças".

Ele também disse que a iniciativa busca oferecer aos investidores o "poder" das finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês), mas com a "garantia de credibilidade e salvaguardas de alguns dos nomes mais respeitados das finanças tradicionais". A ideia é que a stablecoin se expanda para outros blockchains no futuro.

Em comunicado enviado à EXAME, Luis Ayala, diretor regional Latam da BitGo, disse que a parceria "é uma grande oportunidade para a BitGo ampliar a emissão e disponibilidade de stablecoins em todo o mundo. As stablecoins lastreadas em dólares americanos serão instrumentos financeiros confiáveis e acessíveis para comércio global, liquidações e pagamentos".

Lançado em 2024, o World Liberty Financial já foi publicamente endossado e divulgado pelo presidente Trump e conta com três dos seus filhos como embaixadores oficiais. O projeto tem como foco o segmento de empréstimos com criptomoedas, incluindo stablecoins.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpCriptomoedasDólarCriptoativos

Mais de Future of Money

Explosão de imagens no estilo do Studio Ghibli faz criptomoeda meme disparar; entenda

Fundação Sei pode comprar 23andMe após falência para inserir dados genéticos em blockchain

Criptomoedas hoje: bitcoin cai para US$ 85 mil e especialista recomenda cautela

Senado pode barrar exchanges estrangeiras sem CNPJ no Brasil e mira segregação patrimonial