Future of Money

Patrocínio:

SICREDI

SEC muda classificação de memecoins e abre porta para ETFs, mas cita riscos do segmento

Regulador norte-americano definiu que criptomoedas meme não são valores mobiliários, o que permitiria lançamento de ETFs

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 16h23.

Tudo sobreSEC
Saiba mais

A SEC (Comissão de Valores Mobiliários) anunciou na última quinta-feira, 27, que decidiu alterar a classificação das memecoins. O regulador definiu que esses ativos não são valores mobiliários, o que abre margem para a aprovação de ETFs dessas criptomoedas, mas destacou os riscos do segmento.

De acordo com a revisão do regulador, as criptomoedas meme não constituem instrumentos financeiros comuns que poderiam entrar na classificação de valores mobiliários, já que não geram juros, garantem uma renda futura ou dão a propriedade de um negócio ou propriedade.

Por isso, a SEC avalia que pessoas e empresas que participam na oferta e negociação de memecoins não estariam violando a lei do país que exige um registro e autorização da SEC. Na prática, a mudança deve encerrar diversos processos anteriores que tinham essa alegação.

"A oferta e venda de criptomoedas meme não envolve um investimento em uma empresa nem é realizada com uma expectativa razoável de lucros derivados dos esforços empresariais ou gerenciais de terceiros", explicou o regulador.

Apesar de ter realizado a mudança, a SEC destacou que alguns projetos específicos de memecoins podem se enquadrar na classificação, mas não o segmento como um todo. Além disso, ela manteve um aviso sobre os riscos de investir nesses projetos, já que alguns são, na verdade, golpes.

O regulador informou ainda que qualquer tipo de atividade criminosa envolvendo criptomoedas meme também continuarão sendo alvo de investigações e punições por parte da SEC, já que esses casos envolvem a infração de outros tipos de leis do país e não dependem da classificação como valor mobiliário.

Na prática, a mudança de classificação permitiria que a SEC aprovasse pedidos de lançamento de ETFs de memecoins nos Estados Unidos. As leis do país proíbem o lançamento de fundos de valores mobiliários. No momento, o regulador já conta com pedidos de lançamento desse tipo.

A Bloomberg avalia que a criptomoeda meme dogecoin é a mais provável de ganhar um ETF em 2025, com chances na casa dos 75%. As mudanças de classificação refletem a mudança na presidência da SEC após a chegada de Donald Trump à presidência dos EUA.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bitcoin despenca 17% e encerra fevereiro com maior queda desde quebra da FTX

Rússia adia lançamento de Rublo Digital, mas busca 'adoção em massa' no país

1º líder da Bitget no Brasil quer atrair traders para a corretora: 'Objetivo principal'

Autor de Pai Rico, Pai Pobre diz que bitcoin “está quebrando”, mas vai comprar mais