Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Startup vence desafio da Prefeitura de São Paulo e usa Ethereum para tokenizar lixo da cidade

A solução dos desenvolvedores brasileiros utiliza diferentes ferramentas do blockchain no processo de rastreabilidade de resíduos sólidos destinados à reciclagem

A Resíduos ID foi a vencedora da Virada ODS (Leandro Fonseca/Exame)

A Resíduos ID foi a vencedora da Virada ODS (Leandro Fonseca/Exame)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 27 de julho de 2022 às 09h37.

A startup Resíduos ID, formada por Erica Lima, Jeniffer Moura, Jeff Prestes e Renan Bonaldi, foi a vencedora de um desafio socioambiental promovido pela Prefeitura de São Paulo, dentro da Virada ODS que contou com apoio da UNICEF, UNODC, FAO, PNUMA e patrocínio do Banco Cora.

A solução dos desenvolvedores brasileiros utiliza diferentes ferramentas do blockchain Ethereum no processo de rastreabilidade de resíduos sólidos destinados à reciclagem.

Além de rastrear a destinação do lixo reciclado a solução também tokeniza estes resíduos para que possam ser vendidos como "Créditos de Destinação Final de Descarte Correto, da mesma forma que o mercado já faz atualmente com os Créditos de Carbono.

(Mynt/Divulgação)

A ideia do projeto é incentivar a coleta e o total rastreio dos materiais recicláveis, desde a coleta inicial em grandes dispensadores como condomínios e/ou empresas, passando pela triagem nas cooperativas, até a destinação final nas recicladoras.

Para tanto, na solução, o grupo usou algoritmos programados no Whatsapp com inteligência artificial e tokens no blockchain Ethereum para registro das etapas. O escopo do projeto é financiar o descarte apropriado de lixo plástico na capital paulista através da tokenização dos resíduos.

Para isso, ao incluir as informações da coleta, triagem e destinação, em blockchain, as informações como o mapeamento do descarte, coleta e destinação dos resíduos serão mais fáceis de serem auditadas e estudadas por ONGs, organismos internacionais e governos locais.

Além disso, os operadores do processo de coleta também serão beneficiados pela geração de tokens comprovando a destinação correta dos resíduos. Esses títulos em blockchain
poderão ser adquiridos pelas empresas como Créditos de Destinação Final de Descarte Correto.

“Se não aprendermos a fazer o descarte correto do plástico e outros resíduos, um grande desequilíbrio ambiental será gerado e a raça humana estará em perigo. Usar com inteligência os recursos econômicos se faz importante diante de um desafio tão grande”, afirma o especialista em Blockchain e idealizador do projeto, Jeff Prestes.

Ethereum na reciclagem

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, que premiou o projeto durante o evento, o resultado da solução é a melhora na comunicação entre catadores e cooperativas, rastreabilidade e transparência no processo de reciclagem, o recebimento de créditos pela logística reversa, fornecimento de dados ao poder público, ONGs e organismos internacionais como a FAO/ONU e distribuição de incentivos e patrocínios via moeda social aos catadores.

“Além de fornecer dados confiáveis e abertos a organismos internacionais e governamentais, a tecnologia permite que pessoas e empresas possam apoiar projetos com esse fim através da compra de Créditos de Destinação Final de Descarte Correto, da mesma forma que o mercado já faz atualmente com os Créditos de Carbono.”, afirma Prestes.

A startup recebeu uma premiação de R$ 10 mil da Prefeitura de São Paulo, além de 10 meses de aceleração no Programa Green Sampa, com oficinas, masterclasses, mentorias individuais, participação em eventos, rodadas de negócios e também o serviço ativo de networking com iniciativa pública e privada.

Após vencer o hackathon, Prestes comenta que o próximo passo é buscar parceiros locais para uma operação em grande escala. A primeira meta já foi traçada: tokenizar 1.000
toneladas de plástico em seis meses.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainEthereumLixoStartups

Mais de Future of Money

América Latina vai ter 'enormes oportunidades' no mercado Web3, aponta estudo

Investigação revela maior roubo da história do mercado cripto, que ficou em segredo por 5 anos

Autor de Pai Rico, Pai Pobre prevê queda do bitcoin e quer dobrar posição caso "maldição" aconteça

Corretora cripto Bullish anuncia IPO e quer arrecadar mais de R$ 3 bilhões