Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

XRP é criptomoeda com mais chances de ganhar ETF inédito nos EUA, diz gestora

Relatório da Kaiko indica que XRP está bem posicionado para ganhar aprovação da SEC e ter os primeiros ETFs negociados nos EUA

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 15 de abril de 2025 às 16h03.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

A gestora Kaiko divulgou um relatório nesta semana em que afirma que o XRP é a criptomoeda com as melhores chances de aprovação de ETFs nos Estados Unidos. Atualmente, a criptomoeda conta com 10 pedidos de empresas interessadas no produto inédito.

No relatório, a Kaiko destaca que a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) entrou em uma "nova era" graças à chegada de Paul Atikins à presidência do regulador. Ele foi indicado pelo presidente Donald Trump e teve o nome aprovado pelo Senado neste mês.

A expectativa é que Atkins adote uma postura mais amigável em relação às criptomoedas, facilitando a aprovação de ETFs desses ativos. E a Kaiko acredita que o XRP estará entre os principais beneficiados, com chances elevadas de aprovação dos pedidos em análise.

A gestora reconhece que o XRP ainda não conta com um mercado de preços futuros ou liquidez tão grande quanto o bitcoin ou o ether, mas afirma que um recente avanço jurídico nos Estados Unidos abriu as portas para a aprovação. Além disso, o ativo conta com um mercado à vista grande, sendo a quarta maior cripto do mundo.

A SEC acabou desistindo de recursos em um processo aberto contra a Ripple em que buscava classificar o XRP como valor mobiliário. A classificação impediria a aprovação de ETFs, mas, com o fim do processo, há espaço para o regulador classificar o ativo como uma commodity e aprovar os pedidos.

O relatório lembra que a própria aprovação dos ETFs de bitcoin foi motivada por uma derrota da SEC em um processo aberto pela gestora Grayscale. Nesse sentido, a história pode acabar se repetindo, mas agora com o XRP. O regulador deve responder a um pedido de lançamento até 22 de maio.

Além do XRP, a Kaiko acredita que a Solana também está bem posicionada para ganhar um ETF nos Estados Unidos. Atualmente, a criptomoeda conta com cinco pedidos em análise pela SEC, a segunda maior quantidade, atrás apenas do próprio XRP. Mas o caminho pode ser mais difícil.

A Kaiko pontua que a liquidez da Solana no mercado de preços à vista dos Estados Unidos tem caído neste início de 2025, e não subido como no caso do XRP. O cenário pode desacelerar o processo de análise e reduzir as chances de aprovação pela SEC no curto prazo.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosETFsSEC

Mais de Future of Money

Guerra de bilionários? Ex-CEO da Binance nega cooperação com Justiça dos EUA contra Justin Sun

Méliuz quer transformar bitcoin em principal ativo de reserva e convoca assembleia

Binance suspende saques após empresas de cripto enfrentarem problema em nuvem da Amazon

Criptomoedas hoje: bitcoin segue em forte recuperação, mas especialistas recomendam cautela