Mundo

Chefe do Exército iraniano afirma que as ameaças israelenses não terminaram

“Uma ameaça de 1% deve ser percebida como uma ameaça de 100%", disse Amir Hatami

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 3 de agosto de 2025 às 09h48.

Teerã, 3 ago (EFE).– O comandante em chefe do Exército iraniano, general de divisão Amir Hatami, afirmou neste domingo que não acredita que as ameaças de Israel tenham terminado e garantiu que seu país continua totalmente preparado para a defesa, após a guerra de 12 dias com o Estado judeu em junho passado.

“Uma ameaça de 1% deve ser percebida como uma ameaça de 100%. Não devemos subestimar o inimigo nem considerar encerradas suas ameaças”, disse Hatami em declarações diante de altos comandantes e oficiais da Força Terrestre do Exército, segundo informou a agência IRNA.

O general de divisão assegurou que o Irã continua plenamente preparado para a defesa e enfatizou que o arsenal de mísseis e drones da República Islâmica permanece “intacto e operacional”.

Conflito Israel e Irã

Em junho passado, Israel lançou uma ofensiva contra o Irã, bombardeando alvos militares, instalações nucleares e civis, o que causou a morte de mais de 1.000 pessoas, entre elas dezenas de altos oficiais militares e cientistas nucleares.

Em represália, o Irã lançou ataques diários com mísseis e drones contra o território israelense, que causaram cerca de 30 mortes.

No dia 22 de junho, dois dias antes do cessar-fogo, os Estados Unidos se juntaram aos ataques contra o Irã, atingindo as instalações nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan, ao que Teerã respondeu com uma ofensiva contra a base aérea norte-americana de Al Udeid, no Catar.

Apesar da trégua, as autoridades iranianas afirmam manter-se em máxima prontidão para uma possível nova confrontação e advertiram que darão uma resposta ainda mais firme em caso de nova agressão. EFE

Acompanhe tudo sobre:IrãIsrael

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site