A Chinese People's Liberation Army (PLA) soldier stands guard before Tiananmen Gate in Beijing on March 3, 2024, ahead of the country's annual legislative meetings known as the "Two Sessions". (Photo by Pedro Pardo / AFP) (Pedro Pardo/AFP)
Redatora
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 10h49.
Nos últimos anos, a China passou de fábrica do mundo para potência econômica, tecnológica e estratégica.
Não à toa, já é considerada a maior economia do planeta em termos de poder de compra e é o principal parceiro comercial do Brasil — superando Estados Unidos e União Europeia.
Mas, além de potência econômica, a China também é uma potência cultural e tecnológica. Um país de mais de 1,4 bilhão de habitantes que concentra inovação, história milenar, crescimento acelerado e uma forte conexão com o futuro do comércio internacional.
E agora, estudantes universitários brasileiros têm a chance de conhecer isso de perto.
Segundo dados recentes citados por Nelson Abrahão, CIO da gestora Global da Turim, a China representa 22% do total das exportações brasileiras.
Isso coloca o país asiático à frente da União Europeia (17%) e dos Estados Unidos (12%) como destino das vendas nacionais.
SEJA O UNIVERSITÁRIO QUE FARÁ A DIFERENÇA: o Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário terá cinco vencedores (um de cada região do Brasil). A inscrição é gratuita, aproveite!
Essa relação próxima foi reforçada em junho deste ano, quando o governo chinês anunciou a isenção de visto para brasileiros em viagens de até 30 dias, seja por turismo, negócios ou intercâmbio.
Não é só na balança comercial que a China se destaca. O país lidera em exportações globais e mantém taxas de crescimento superiores às de outras economias.
Além disso, é berço de um ecossistema empreendedor pulsante e de uma cultura milenar que fascina o mundo.
De templos históricos às empresas de tecnologia de ponta, a China tem se consolidado como motor da inovação global e protagonista de uma nova ordem econômica multipolar.
Segundo o Pew Research Center, uma média de 41% da população em 25 países vê a China como a maior potência econômica atual — acima dos 39% que ainda consideram os EUA nessa posição.
O Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário vai premiar cinco estudantes, um de cada região do Brasil, com uma viagem internacional com tudo pago para a China.
VIAJE PARA CHINA COM TUDO PAGO: seja visto por quem realmente importa e mostre seu valor pelo resultado que você já entregou. Inscreva-se no Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário
É uma oportunidade única para jovens que estão fazendo a diferença no Brasil e querem ampliar seu impacto com uma visão global.
O Na Prática nasceu como uma plataforma educacional criada para impulsionar a carreira de jovens, do estágio à liderança, complementando o ensino universitário com uma formação voltada para o mercado de trabalho.
Pensando nesse propósito, a instituição criou o Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário. Com cinco ganhadores, um de cada estado, ele é o primeiro reconhecimento nacional com recorte regional focado exclusivamente em estudantes de alto desempenho prático e acadêmico.