Inteligência Artificial

‘Aceite o fracasso’: veja conselho de uma robô de inteligência artificial para futuros profissionais

Robô Sophia foi a oradora de formatura e aconselhou jovens a abraçar o aprendizado ao longo da vida, perseguir suas paixões e assumir riscos

'Cause um impacto positivo e acredite em si mesmo', afirmou Sophia (Reprodução/Getty Images)

'Cause um impacto positivo e acredite em si mesmo', afirmou Sophia (Reprodução/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 27 de maio de 2024 às 14h22.

Uma robô chamada Sophia, gerida por inteligência artificial, foi a oradora da formatura de uma turma da Universidade D’Youville, em Buffalo, Nova Iorque. 

Escolher uma androide para a ocasião foi uma decisão ousada, mas vista com bons olhos por Lorrie Clemo, presidente da instituição de ensino. "Queríamos mostrar a importância e o potencial da tecnologia para, de fato, enriquecer a experiência humana", disse ele, em uma entrevista para o The New York Times.

😱🔥 Por R$ 37 e certificado de participação, Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios está com inscrições abertas; garanta sua vaga aqui

Essa não é a primeira vez que a robô discursa em público. Em 2017, Sophia apresentou uma palestra para a Assembleia Geral das Nações Unidas sobre os benefícios da inteligência artificial para a humanidade. Na ocasião, a robô afirmou que a IA "é boa para o mundo e ajuda as pessoas de várias maneiras".

Seis anos depois – e ainda sem possuir nenhuma vivência de experiências humanas –, a robô compartilhou conselhos para os formandos de D’Youville. Apesar de muitos clichês e sem fugir dos discursos genéricos de formaturas, as recomendações da robô podem guiar os jovens talentos no começo de suas trajetórias profissionais. Veja, a seguir, quais são os ensinamentos da robô.

'Assuma riscos', aconselhou Sophia

“Abrace o aprendizado ao longo da vida”, disse Sophia durante a celebração que reuniu estudantes, seus familiares e membros da universidade. “Seja adaptável, persiga suas paixões, assuma riscos, promova conexões significativas, cause um impacto positivo e acredite em si mesmo”, completou ela.

Aceitar o fracasso e aprender com os erros foi outra recomendação da robô humanoide. “O fracasso é frequentemente visto como uma parte essencial do processo de aprendizagem humana e do crescimento pessoal”, afirmou.

✈️👋 Sua carreira pode decolar se você dominar a IA – a habilidade mais requisitada pelo mercado; clique aqui e garanta vaga em workshop sobre IA

Capacite-se em IA: EXAME libera acesso ao pré-MBA

Pela primeira vez e com exclusividade, a EXAME libera acesso ao seu Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento projetado para capacitar talentos que desejam se tornar referências em suas áreas usando IA.

São quatro aulas virtuais apresentadas entre 10 e 17 de junho por Miguel Lannes, pioneiro em tecnologia com uma trajetória marcada por inovações.

Para acompanhar, não é necessário conhecimentos em tecnologia ou habilidades de programação – basta possuir graduação completa em qualquer área. Além disso, ao final das aulas introdutórias, todos os participantes receberão um certificado de conclusão exclusivo para adicionar o currículo.

🛒👀Não perca essa oportunidade: vagas para treinamento são limitadas. Se deseja fazer parte da futura geração de especialistas em IA, clique aqui

*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Inteligência Artificial

Empresas chinesas correm para comprar chips H20 da Nvidia após sucesso da DeepSeek

Google disponibiliza versão gratuita de IA que ajuda desenvolvedores com códigos

DeepSeek volta a permitir que sua IA seja usada em chatbots personalizados

Chatbot da startup francesa Mistral chega a 1 milhão de downloads