Inteligência Artificial

CEO do Google Cloud diz que IA é acelerador, não substituto de trabalhadores

O CEO do Google, Sundar Pichai, concorda e projeta aumento de contratações após a IA elevar a produtividade em 10%

Kurian (Google Cloud) afirma que nenhum cliente demitiu funcionários após adotar ferramentas de IA; a tecnologia visa preencher uma lacuna de trabalho (Getty Images). (Getty Images)

Kurian (Google Cloud) afirma que nenhum cliente demitiu funcionários após adotar ferramentas de IA; a tecnologia visa preencher uma lacuna de trabalho (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 12h00.

O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, discorda da visão alarmista de que a inteligência artificial (IA) vai automatizar e, consequentemente, eliminar empregos em massa. Em entrevista à newsletter Big Technology, Kurian afirmou que o papel da IA no futuro previsível será preencher a lacuna entre o que as empresas e seus funcionários conseguem fazer hoje e o que aspiram realizar.

"Acho que há definitivamente um meio-termo", disse o executivo.

Kurian citou o exemplo do Customer Engagement Suite do Google Cloud, um conjunto de ferramentas de IA para serviço de atendimento ao cliente lançado no ano passado. Inicialmente, houve apreensão sobre a necessidade de agentes humanos.

"Quando o apresentamos, as pessoas perguntaram: 'Isso significa que não precisaremos mais de agentes de atendimento ao cliente?'", contou Kurian. "Mas a realidade é que quase nenhum de nossos clientes demitiu ninguém."

Ele explicou que a ferramenta está ajudando clientes a obter respostas para perguntas que, de outra forma, não fariam por relutância em ligar para um agente, o que expande o volume de interações, e não a substituição de pessoal.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

A perspectiva de Thomas Kurian está alinhada com a de Sundar Pichai, CEO do Google. Pichai afirmou em um podcast em junho que a empresa observou um aumento de 10% na produtividade de seus engenheiros após a adoção de IA.

Pichai acrescentou que, com esse ganho de eficiência, a empresa espera contratar mais engenheiros no próximo ano, e não menos. Ele espera que a IA assuma tarefas repetitivas, permitindo que os engenheiros se dediquem a um trabalho mais criativo e satisfatório.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogle

Mais de Inteligência Artificial

Empresária de 26 anos cria TikTok de IA e desafia OpenAI: quem é Demi Guo?

As profissões mais ameaçadas pela IA, e as que ela ainda não substitui

Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco

Como a OpenAI quer desafiar o TikTok e o YouTube com o Sora App