Inteligência Artificial

Como desenvolvedores estão usando a IA? Google divulga seu novo estudo, o Dora

O estudo identifica perfis de times e oferece insights sobre desempenho, bem-estar e cultura para implementar inteligência artificial com sucesso

Relatório da DORA revela que 30% dos desenvolvedores ainda confiam pouco ou nada na inteligência artificial, apesar dos ganhos de produtividade (Getty Images). (PAU BARRENA/Getty Images)

Relatório da DORA revela que 30% dos desenvolvedores ainda confiam pouco ou nada na inteligência artificial, apesar dos ganhos de produtividade (Getty Images). (PAU BARRENA/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 15h33.

Última atualização em 24 de setembro de 2025 às 15h49.

O relatório State of AI-assisted Software Development 2025, do programa Dora do Google Cloud, concluiu que a inteligência artificial se tornou parte do dia a dia de desenvolvedores e equipes de tecnologia. A pesquisa, que ouviu cerca de 5 mil profissionais globalmente, aponta que 90% dos desenvolvedores já usam IA, um crescimento de 14% em relação ao ano passado.

Em média, os profissionais dedicam 2 horas diárias ao uso da tecnologia, e usam ao integrar a tecnologia a fluxos de trabalho que vão do desenvolvimento ao gerenciamento de produtos.

Entre os que utilizam IA, 65% dependem fortemente das ferramentas, sendo que 20% afirmam usar “muito” e 8% “extremamente”. Os benefícios são claros: mais de 80% relatam ganhos de produtividade e 59% perceberam melhora na qualidade do código.

O levantamento confirma que a IA acelera processos e impacta a qualidade técnica do software.

Ainda existe desconfiança

Apesar da ampla adoção e dos benefícios percebidos, alguns profissionais de desenvolvimento de software ainda demonstram cautela no uso da IA. O relatório revela um “paradoxo da confiança”: enquanto 24% dos entrevistados afirmam confiar “muito” (4%) ou “bastante” (20%) na IA, 30% confiam pouco (23%) ou nada (7%). Portanto, mesmo sem confiança total, muitos consideram os resultados da IA úteis e valiosos.

Embora a IA melhore o desempenho individual, seu efeito nas organizações é mais complexo. A pesquisa mostra que a adoção da tecnologia está ligada a um maior volume de entrega de software. No entanto, o desafio de garantir que o software funcione corretamente antes de chegar ao usuário ainda persiste.

Impacto nas equipes

O estudo deste ano também concluiu que a IA pode atuar como “espelho e multiplicador”. Em organizações coesas, aumenta a eficiência. Já em equipes fragmentadas, evidencia fragilidades.

Para compreender melhor essas condições, o relatório identifica sete arquétipos de equipe, oferecendo uma visão mais humana e detalhada do que impulsiona o sucesso na adoção da IA. Os perfis vão de “altos desempenhos” a equipes presas em um “gargalo legado.

Para empresas preparadas para adotar IA, novas ferramentas podem evoluir os processos de trabalho, o que garante ganhos de produtividade e transformação organizacional.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogle

Mais de Inteligência Artificial

Caf capta R$ 50 milhões para acelerar expansão em tecnologia antifraude

Crise na parceria? Microsoft fecha acordo com rival do ChatGPT para modelos de IA

Google DeepMind anuncia avanço “histórico” em IA para resolução de problemas

Uso de IA em pequenas empresas é vantagem, diz vice-presidente da Câmara de Comércio dos EUA