A startup chinesa DeepSeek voltou a liberar o acesso a sua interface de programação após anunciar há quase três semanas que iria restringir o acesso à sua API para evitar sobrecarga no sistema. O movimento ocorre em meio a escalada da competição de empresas de IA na China.
As recargas foram retomadas, mas os recursos do servidor irão continuar sobrecarregados durante o dia, reportou a Bloomberg com base na declaração de um representante da empresa em um grupo oficial no WeChat.
A startup chamou atenção do mundo após lançar seu modelo de linguagem R1-DeepSeek, que supera em alguns parâmetros a IA da OpenAI apesar de precisar apenas de uma fração dos recursos.
Desde o fim de janeiro, a empresa observou aumento significativo na demanda por seus serviços. Na primeira semana de fevereiro, as dificuldades advindas da escassez de capacidade computacional dos provedores fez com que a empresa restringisse o acesso a sua API.
A DeepSeek retornou com as recargas no mesmo dia em que o grupo Alibaba lançou uma prévia de seu último modelo de IA QwQ-Max, diz a Bloomberg. O grupo também revelou intenções de tornar sua IA de código aberto, como no caso da DeepSeek.
A competição no setor de IA da China tem crescido cada vez mais. A própria Alibaba afirmou que irá investir US$ 53 bilhões em IA e computação de nuvem nos próximos três anos. Já a Baidu irá liberar o acesso gratuito a sua IA Ernie Bot a partir de primeiro de abril graças a redução dos custos e avanços tecnológicos.
-
1/7
(O MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), em Cambridge, Massachusetts, desenvolveu o sistema de diagnóstico de câncer de mama baseado em IA, reduzindo erros em 15%.)
-
2/7
(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)
-
3/7
Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.
(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)
-
4/7
(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
-
5/7
(O Baidu Research Lab, em Pequim, China, é conhecido por seu sistema de reconhecimento de voz Deep Speech, que alcançou uma precisão de 97% na transcrição de áudio, superando as tecnologias anteriores.)
-
6/7
(O Berkeley Artificial Intelligence Research (BAIR) Lab, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, criou algoritmos avançados de robótica, incluindo o Dex-Net, que melhorou a precisão da manipulação robótica em 99%.)
-
7/7
(O centro da Meta AI Research SuperCluster (RSC) tem um dos supercomputadores de IA mais rápidos da atualidade. Com ele, a empresa desenvolveu o sistema de tradução automática baseado em IA que suporta mais de 100 idiomas, melhorando a comunicação global em plataformas sociais da empresa.)