Inteligência Artificial

Google acelera esforços para acompanhar indústria de IA, mas traz preocupações sobre transparência

A big tech lançou os modelos de linguagem Gemini 2.5 Pro e Gemini 2.0 Flash com apenas três meses de intervalo, mas ainda não lançou os relatórios de segurança sobre eles

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 5 de abril de 2025 às 16h50.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

O Google foi pego de surpresa pelo lançamento do chatbot da OpenAI, ChatGPT, em 2022, mas desde então a empresa tem concentrado esforços em pegar o ritmo para compensar o atraso, reporta o site de notícias TechCrunch.

O diretor e chefe de Produto do Google, Tulsee Doshi, disse em entrevista ao TechCrunch que o aumento da frequência de lançamento da companhia faz parte da estratégia para acompanhar a indústria de IA, que evolui de forma rápida.

O lançamento do modelo de linguagem Gemini 2.5 Pro veio apenas três meses depois da chegada do Gemini 2.0 Flash. Porém, o Google ainda não publicou o relatório de segurança, conhecidos como Cartas de sistema, para os seus últimos modelos, algo padrão para laboratórios de IA . Isso tem levantado preocupações de que a companhia está priorizando velocidade em detrimento de transparência, em um momento em que as IAs se tornam mais capazes e sofisticadas.

Doshi afirma que não há relatório para o Gemini 2.5 Pro porque o modelo é considerado experimental, uma forma de receber feedback antes de lançar o produto oficial. Segundo o diretor, o Google pretende divulgar o relatório chamado Cartas de sistemas quando o 2.5 Pro estiver disponível de forma geral.

As Cartas de sistema fornecem informações importantes e úteis, que nem sempre favorecem o produto feito pela empresa. A comunidade de IA percebe esses relatórios como esforços de boa fé para apoiar pesquisa independente e avaliações de segurança.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogle

Mais de Inteligência Artificial

Seu próximo romance pode ser com uma IA

Gemini consegue aumento de tráfego, mas ainda está bem atrás do concorrente ChatGPT

"Companheiro IA": os planos da Microsoft para os próximos 50 anos, segundo Mustafa Suleyman

Adobe adiciona inteligência artificial ao Premiere Pro e After Effects