O que acontece quando o Gemini encontra os dados da sua empresa? Google lança plataforma Enterprise (Getty Images). (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 10h11.
A Google, do grupo Alphabet, anunciou nesta quinta-feira (9) o lançamento do Gemini Enterprise, uma nova plataforma de inteligência artificial voltada para o mercado corporativo. O objetivo é expandir o uso de suas ferramentas de IA entre empresas e competir diretamente com rivais como Microsoft, OpenAI e Anthropic.
O Gemini Enterprise utiliza os modelos mais avançados da empresa e funciona como um assistente conversacional, permitindo que funcionários interajam com dados, documentos e aplicativos internos das companhias.
A plataforma oferece agentes de IA pré-construídos para tarefas como análise de dados e pesquisas complexas, além de ferramentas para criar e implantar agentes personalizados, adaptados às necessidades de cada empresa.
Segundo a Google, o serviço já foi contratado por empresas como a varejista Gap, a desenvolvedora de software Figma e a fintech de pagamentos Klarna.
O lançamento reforça a disputa entre gigantes da tecnologia para conquistar o segmento corporativo e transformar a IA generativa em um motor de produtividade e novos negócios.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.