Inteligência Artificial

IA da OpenAI encurta semanas de trabalho humano para horas

Greg Brockman revela que a tecnologia encontrou melhorias de design que levariam semanas para engenheiros humanos

Greg Brockman explica como a parceria com a Broadcom se beneficia da expertise da OpenAI (Getty Images). (Getty Images)

Greg Brockman explica como a parceria com a Broadcom se beneficia da expertise da OpenAI (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 09h06.

O presidente da OpenAI, Greg Brockman, afirmou que os modelos da empresa foram usados no desenvolvimento de chips personalizados em parceria com a Broadcom, identificando otimizações que levariam semanas para engenheiros humanos descobrirem.

Segundo Brockman, em entrevista ao The OpenAI Podcast, a tecnologia da empresa foi aplicada diretamente no processo de design dos chips, permitindo o que ele chamou de “reduções massivas de área” — ou seja, componentes menores e mais eficientes, com economia significativa de tempo de produção.

“Os especialistas humanos confirmaram que as melhorias eram possíveis, mas levariam cerca de um mês para serem encontradas manualmente”, disse Brockman.

A iniciativa faz parte da estratégia da OpenAI de desenvolver experiência interna em design de hardware, entendendo melhor o processo e acelerando a criação de infraestrutura própria para inteligência artificial.

O anúncio ocorre junto à nova parceria entre OpenAI e Broadcom, que prevê a produção de chips personalizados com capacidade total de 10 gigawatts — a serem distribuídos entre centros de dados da OpenAI e parceiros até 2029, com início de implantação previsto para a segunda metade de 2026.

“Desenvolver nossos próprios aceleradores fortalece o ecossistema global de IA e ajuda a expandir os benefícios dessa tecnologia para toda a humanidade”, afirmou o CEO da OpenAI, Sam Altman, em comunicado.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

OpenAI permitirá conversas +18 no ChatGPT a partir de dezembro; entenda

Como a tecnologia atual permite que líderes apliquem a IA no dia a dia?

Conheça Geoffrey Hinton, o 'padrinho da IA' que ganhou o Nobel de Física em 2024

Sucesso com IA depende do operacional e não da tecnologia, afirma pesquisa