Inteligência Artificial

Meta AI estreia no Brasil com app dedicado e reforça corrida contra Google e OpenAI

Chegada ao país acontece pouco mais de três meses após seu lançamento para os EUA e alguns outros países

Ferramenta é uma extensão da IA presente em plataformas populares como WhatsApp, Instagram e Facebook

Ferramenta é uma extensão da IA presente em plataformas populares como WhatsApp, Instagram e Facebook

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 09h47.

Última atualização em 12 de agosto de 2025 às 10h43.

Pouco mais de 3 meses após seu lançamento para os EUA e alguns outros países, realizado no final de abril deste ano, a Meta anunciou nesta segunda-feira, 11, a chegada do novo aplicativo Meta AI ao Brasil, nas versões para Android e iOS.

Desenvolvida com o modelo Llama 4, a ferramenta é uma extensão da inteligência artificial já presente em plataformas populares da empresa, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger.

Agora, usuários brasileiros poderão interagir com a IA da empresa de forma independente, por meio de um aplicativo dedicado, que visa competir com o ChatGPT, da OpenAI, o Gemini, do Google, e outros chatbots de IA, principalmente na geração de textos e imagens. Segundo a Meta, ele foi desenvolvido para ajudar usuários na resolução de problemas cotidianos, responder dúvidas e entender melhor o mundo ao redor.

Além disso, “com a capacidade de buscar informações na internet, ela pode oferecer recomendações, aprofundar temas de interesse e até ajudar você a se manter conectado com amigos e familiares. E, se a ideia for apenas explorar ou se divertir, a Meta AI também sugere tópicos para inspirar suas conversas”, afirma a empresa.

O aplicativo também conta com uma aba chamada "Descobrir", na qual usuários podem explorar os melhores prompts compartilhados pela comunidade ou adaptá-los conforme suas preferências. Como essa área do app já recebeu críticas anteriormente por ter se tornado um pesadelo de privacidade, expondo conversas privadas com o mundo inteiro, a Meta enfatizou, no lançamento para o Brasil, o aviso de que os usuários têm total controle sobre o que escolhem compartilhar.

Meta AI no desktop

Além do app para dispositivos móveis, a Meta também atualizou a versão web de seu chatbot de IA, incluindo o feed "Descobrir” nela. A interface foi otimizada para telas maiores e para fluxos de trabalho no desktop.

A ferramenta de geração de imagens também recebeu aprimoramentos, com novos modelos predefinidos e opções adicionais para ajustar estilo, iluminação, cores e clima, enriquecendo a experiência de criação.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialMetaWhatsAppInstagramFacebook

Mais de Inteligência Artificial

Microsoft lança Copilot 3D, ferramenta gratuita para gerar modelos tridimensionais de imagens 2D

Microsoft enfrenta desafio com saída de CEO do GitHub, que vai voltar a ser "fundador"

Raciocínio das IAs é uma ‘miragem’, aponta estudo

Ex-pesquisador da OpenAI de 23 anos levanta US$ 1,5 bilhão para fundo focado em IA