Inteligência Artificial

MIT desenvolve sistema de IA capaz de acelerar descoberta de novos materiais

Sistema multimodal realizou mais de 3.500 experimentos eletroquímicos e integrou literatura científica, dados estruturais e feedback humano para projetar novos materiais

Pesquisadores interagem em linguagem natural com o sistema, que monitora experimentos, sugere correções e melhora continuamente a performance dos materiais (Getty Images) (Getty Images)

Pesquisadores interagem em linguagem natural com o sistema, que monitora experimentos, sugere correções e melhora continuamente a performance dos materiais (Getty Images) (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 13h43.

Pesquisadores do MIT desenvolveram um sistema de inteligência artificial que integra diferentes tipos de dados científicos para otimizar receitas de materiais e planejar experimentos. O sistema, chamado Copilot for Real-world Experimental Scientists (CRESt), combina informações de literatura científica, composições químicas, imagens microestruturais e dados experimentais.

Dessa forma, o mecanismo realiza testes de alta produtividade, e os resultados são incorporados em modelos multimodais para refinar as receitas de materiais.

Os cientistas interagem com o sistema em linguagem natural, sem necessidade de programação. Câmeras e modelos de linguagem visual permitem que CRESt monitore experimentos, identifique problemas e sugira ajustes. Ju Li, professor do MIT, destaca que o uso de feedback multimodal e robôs permite complementar dados experimentais e projetar novos testes, incluindo síntese, caracterização estrutural e análise de desempenho do material.

O sistema foi testado em mais de 900 composições químicas e 3.500 experimentos eletroquímicos, o que ajudou na descoberta de um catalisador que atingiu densidade de potência recorde em uma célula de combustível que utiliza um tipo de sal para gerar eletricidade.

O estudo foi publicado na revista Nature, com participação de uma equipe de PhDs, pós-doutores e professores do MIT, entre eles Zhen Zhang, Zhichu Ren, Chia-Wei Hsu e Weibin Chen.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialTecnologia

Mais de Inteligência Artificial

OpenAI lança ferramentas de controle parental no ChatGPT para adolescentes

IA acelera Judiciário no Brasil: juízes encerram mais ações, advogados protocolam mais casos

Modelos de IA generativa para vídeo começam a raciocinar a partir de imagens

OpenAI afirma que GPT-5 se aproxima do desempenho humano em diversas profissões