A transação acontece em um momento delicado para a Intel, que vem enfrentando dificuldades para manter sua liderança no setor, especialmente no mercado de chips para IA, onde a Nvidia tem se destacado.
Repórter
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 08h14.
A Nvidia (NVDA) anunciou nesta quinta-feira, 18, um acordo histórico de US$ 5 bilhões com a Intel (INTC) para o desenvolvimento de chips avançados de inteligência artificial (IA). Segundo a Bloomberg, o acordo prevê que a Nvidia compre ações da Intel por US$ 23,28 por ação, com um desconto de 6,5% sobre o valor de fechamento da última quarta-feira, 17.
A parceria visa combinar a expertise em IA da Nvidia com os processadores da Intel, criando novos produtos para data centers e PCs, o que representa uma aliança estratégica entre as duas gigantes do setor de semicondutores.
A colaboração foi uma surpresa no mercado, considerando a intensa concorrência entre as duas empresas. Além do investimento, a Intel usará a tecnologia gráfica da Nvidia em seus chips para PCs, enquanto fornecerá seus processadores para data centers baseados no hardware da Nvidia. As empresas não definiram um cronograma para o lançamento de novos produtos, mas destacaram que a parceria não afetará seus planos individuais.
Às 8h12, no horário de Brasíliaa, os papéis da Nvidia operavam em alta de 2,61% no pré-mercado. A Intel, por sua vez, subia 31,61%.