Inteligência Artificial

Nvidia se junta a consórcio para construir modelo de IA que ajude nos desafios de redes elétricas

O Consórcio Open Power AI é constituído por empresas de IA e de tecnologia e busca soluções para problemas como sobrecarga de sistemas elétricos

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 20 de março de 2025 às 17h23.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A Nvidia se juntou a empresas de inteligência artificial e de energia por meio da criação do Consórcio Open Power AI para trabalhar em desafios como aumento da demanda de recursos energéticos e crescimento significativo da carga em redes elétricas.

Lançada nesta quinta-feira, 20, a iniciativa é liderada pela organização não-lucrativa de P&D EPRI. O consórcio tem como objetivo a implementação de IA no setor de energia com modelos desenvolvidos a partir de dados específicos da indústria.

Para tanto, a Nvidia e a startup Articul8, que fez parte do programa da fabricante de chips para startups, estão construindo um grande modelo de linguagem multimodal a partir da biblioteca de dados da EPRI. Segundo nota da Nvidia, o sistema deve estar disponível em breve. O modelo será aberto e estará disponível para pesquisadores.

O conselho do Consórcio Open Power AI conta com executivos de empresas de energia elétrica e de tecnologia, como AWS, Oracle e Microsoft. A ideia é expandir a base global do consórcio.

A IA tem sido apontada como um dos grandes fatores de preocupação para as redes de energia elétrica. Em abril de 2024, o CEO da empresa de tecnologia Arm Holdings, Rene Haas, disse que a demanda de IA por computadores potentes ameaça sobrecarregar as fontes de energia.

Ele estima que data centers do mundo podem usar mais eletricidade do que a Índia, a nação mais populosa do planeta, até 2030. O executivo também comentou que, sem melhorias significativas de eficiência, centros de dados de IA podem ser responsáveis por até 25% da necessidade de energia dos Estados Unidos até o fim da década.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialNvidiaEnergia elétrica

Mais de Inteligência Artificial

Por que a OpenAI está investindo em um navegador web próprio?

Demis Hassabis, líder de IA do Google, é apontado como possível futuro CEO da empresa

Com mudança de postura dos EUA, Nvidia intensifica presença no mercado chinês de IA

Google introduz resumos gerados por IA no Discover para iOS e Android nos EUA, impactando notícias