Inteligência Artificial

O segredo de Huang: 100% dos engenheiros da Nvidia usam este software

Jensen Huang define o futuro como uma força de trabalho mista, citando OpenAI, Harvey, OpenEvidence e startups de codificação

Jensen Huang, CEO da Nvidia (Justin Sullivan/Getty Images)

Jensen Huang, CEO da Nvidia (Justin Sullivan/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 17h35.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, destacou seis startups de inteligência artificial que, segundo ele, integrarão a força de trabalho mista humano-digital do futuro.

"As futuras forças de trabalho nas empresas serão uma combinação de humanos e humanos digitais. Alguns serão baseados em OpenAI, e alguns em Harvey ou Open Evidence ou Cursor ou Replit ou Lovable," disse Huang em uma entrevista à Citadel Securities, publicada na terça-feira.

A lista abrangente de Huang incluiu a OpenAI, a Harvey (destaque em tecnologia jurídica), a OpenEvidence (ferramenta de healthcare com IA) e as plataformas Replit, Cursor e Lovable, que oferecem ferramentas de codificação ou de "codificação vibe" assistidas por inteligência artificial.

Huang destacou especificamente a Cursor, de propriedade da Anysphere. Ele afirmou que 100% dos engenheiros de software e designers de chips da Nvidia usam a ferramenta.

"Agora temos IAs para todos os nossos engenheiros," disse ele. "Os ganhos de produtividade, o trabalho que fazemos, são muito melhores."

A Nvidia está investindo até US$ 100 bilhões na OpenAI para construir centros de dados que utilizam seus sistemas, conforme anunciado no mês passado.

Huang defende há tempos a colaboração entre a inteligência artificial e os funcionários "biológicos". Os agentes de IA quebram tarefas complexas em etapas menores para atingir um objetivo mais amplo. Em janeiro, Huang proclamou que "a era da IA agêntica chegou".

Em um podcast de outubro de 2024, Huang detalhou sua visão: "Espero que a Nvidia um dia seja uma empresa com 50.000 funcionários e 100 milhões, sabe, assistentes de IA, em cada grupo."

A integração humano-IA atrai grande atenção do venture capital. O CEO da General Catalyst, Hemant Taneja, disse recentemente que a integração real da inteligência artificial exige quatro pontos inegociáveis, incluindo o planejamento de como humanos e IA trabalharão juntos. "Alguns humanos gerenciarão agentes de IA. Alguns agentes de IA gerenciarão humanos," concluiu.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialNvidia

Mais de Inteligência Artificial

Reddit lança ferramenta de busca com IA em português; saiba como funciona

Como usar a IA Gemini, do Google, para agendar reuniões automaticamente

Executivos estão otimistas sobre o futuro da IA no trabalho, diz pesquisa

Por que ex-CEO do Starbucks está preocupado com o avanço da IA?