Inteligência Artificial

OpenAI afirma que GPT-5 se aproxima do desempenho humano em diversas profissões

Testes com o benchmark GDPval mostram que a IA iguala ou supera especialistas em até 40% das tarefas; Claude Opus 4.1 alcança 49%

Avaliação inédita da OpenAI indica que modelos avançados de IA estão cada vez mais próximos de replicar trabalhos humanos em setores-chave da economia (Getty Images) (Getty Images)

Avaliação inédita da OpenAI indica que modelos avançados de IA estão cada vez mais próximos de replicar trabalhos humanos em setores-chave da economia (Getty Images) (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 12h45.

A OpenAI divulgou um novo benchmark que avalia como seus modelos de IA se comparam a profissionais humanos em diferentes setores e ocupações. A empresa afirma que seu modelo GPT-5 e o Claude Opus 4.1, da Anthropic, “já se aproximam da qualidade do trabalho produzido por especialistas do setor”.

O teste, chamado GDPval, representa uma tentativa inicial de medir o quão próximos os sistemas da empresa estão de superar humanos em trabalhos economicamente relevantes, alinhado à missão de desenvolver inteligência artificial geral (AGI).

Apesar disso, OpenAI ressalta que os modelos não substituirão humanos em seus empregos de imediato. Embora alguns CEOs prevejam que a IA eliminará certas funções em poucos anos, o GDPval atualmente cobre um número limitado de tarefas reais. Ainda assim, o teste é uma das formas mais recentes de medir o avanço da IA em direção a esse objetivo.

O GDPval avaliou nove setores que mais contribuem para o PIB dos Estados Unidos, como saúde, finanças, manufatura e governo. O benchmark testa o desempenho da IA em 44 ocupações dentro desses setores, que vão de engenheiros de software a enfermeiros e jornalistas.

Na primeira versão do teste, GDPval-v0, OpenAI pediu a profissionais experientes que comparassem relatórios gerados pela IA com aqueles produzidos por humanos e escolhessem o melhor. Em um exemplo, banqueiros de investimento analisaram relatórios sobre o mercado de entregas de última milha gerados por humanos e pela IA. A empresa calcula a “taxa de vitória” da IA em relação aos relatórios humanos em todas as 44 ocupações.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

No caso do GPT-5-high, versão aprimorada do GPT-5 com maior poder computacional, o modelo superou ou ficou empatado com especialistas humanos em 40,6% das tarefas.

O Claude Opus 4.1 da Anthropic obteve desempenho igual ou superior aos especialistas em 49% das tarefas. A OpenAI atribui a pontuação alta do Claude à tendência de produzir gráficos visualmente agradáveis.

A OpenAI reconhece que a maioria dos profissionais realiza atividades muito mais complexas do que apenas produzir relatórios de pesquisa, que é o foco do teste GDPval-v0. Por isso, a empresa afirma que planeja criar testes mais abrangentes no futuro, capazes de avaliar outros setores e fluxos de trabalho interativos.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:ChatGPTOpenAIInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

O que o bilionário da IA de 28 anos faria se estivesse começando na carreira hoje

Sam Altman prevê que IA superará inteligência humana até 2030

Apple testa reformulação da Siri com aplicativo interno inspirado em ChatGPT

Pentágono transfere programa de drones que podem matar de forma autônoma após falhas e atrasos