Inteligência Artificial

Qual o futuro da IA generativa? Cientistas do MIT debatem o tema

Pesquisadores e líderes empresariais discutem avanços, aplicações e desafios éticos da IA generativa, incluindo novos modelos de aprendizado semelhantes ao desenvolvimento humano

Evento destaca aplicações práticas da IA generativa e suas implicações para empresas e sociedade (Getty Images). (Getty Images)

Evento destaca aplicações práticas da IA generativa e suas implicações para empresas e sociedade (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de setembro de 2025 às 18h32.

No primeiro Simpósio do MIT Generative AI Impact Consortium (MGAIC), pesquisadores, líderes empresariais e estudantes discutiram o futuro da inteligência artificial generativa. O evento reuniu especialistas para analisar o impacto da tecnologia na indústria, na pesquisa científica, na saúde e na vida cotidiana.

O reitor do MIT, Anantha Chandrakasan, ressaltou que o avanço da IA generativa exige que o conhecimento coletivo acompanhe a evolução tecnológica. A presidente da universidade, Sally Kornbluth, destacou a responsabilidade do MIT e dos parceiros do consórcio em enfrentar desafios tecnológicos e éticos à medida que a IA avança, garantindo que a tecnologia seja confiável em aplicações críticas.

O cientista-chefe de IA da Meta, Yann LeCun, afirmou que os próximos avanços significativos da IA generativa provavelmente não virão apenas da expansão de grandes modelos de linguagem, como Llama, GPT e Claude, mas do desenvolvimento de “modelos do mundo”, capazes de aprender por meio da percepção e interação com o ambiente, de forma semelhante a uma criança.

Segundo LeCun, esses modelos permitirão que robôs realizem novas tarefas sem necessidade de treinamento específico e se tornem úteis em aplicações reais, mantendo limites de segurança incorporados ao projeto.

Tye Brady, tecnólogo-chefe da Amazon Robotics, apresentou aplicações práticas da IA generativa em robótica, destacando otimização de processos em armazéns e colaboração homem-máquina para aumentar a eficiência operacional. Ele afirmou que a tecnologia é “provavelmente a mais impactante” que presenciou em sua carreira.

Outros palestrantes discutiram impactos da IA generativa em empresas de grande porte, como Coca-Cola e Analog Devices, além de startups de saúde, como a Abridge. Pesquisadores do MIT também apresentaram projetos que utilizam IA para reduzir ruído em imagens ecológicas, minimizar vieses em sistemas de IA e permitir que modelos de linguagem aprendam mais sobre o mundo visual.

Vivek Farias, co-líder do MGAIC e professor do MIT Sloan, encerrou o simpósio afirmando que o objetivo é deixar os participantes com um “sentido de possibilidade e urgência para transformar essa possibilidade em realidade”.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialprofissões ligadas à inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Google lança versão mais barata do plano AI Plus em mais de 40 países; Brasil fica de fora

ChatGPT ganha resumos personalizados ao amanhecer; ideia mira começar o dia no app

xAI de Elon Musk lança Grok4 Fast com mais velocidade e menor custo