A integração de IA pode trazer ganhos de produtividade, liberar tempo para tarefas de maior valor e permitir que empresas menores “compitam acima do seu peso” (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 13h04.
Última atualização em 23 de setembro de 2025 às 14h46.
Um estudo da Câmara de Comércio dos Estados Unidos apontou, há um ano, que 98% das pequenas empresas já usavam inteligência artificial. Segundo Jordan Crenshaw, vice-presidente da entidade, atualmente, a tecnologia estaria ajudando essas companhias como um diferencial competitivo.
Na prática, o cenário é mais contido. Segundo a Forbes, em um levantamento com empresários, a maioria afirma que a IA é usada de forma limitada, sobretudo em softwares já contratados ou como ferramenta para agilizar buscas na internet.
Por outro lado, “as pequenas empresas que adotam integralmente a inteligência artificial e outras tecnologias emergentes estão crescendo, competindo e alcançando resultados em maior escala”, afirmou Jordan Crenshaw, vice-presidente sênior da Câmara de Comércio dos EUA. Segundo ele, a IA permite que companhias de menor porte “lutem acima de seu peso”.
Nesse sentido, a especialização e o aprofundamento em técnicas relacionadas à IA se mostram uma oportunidade.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.