Inteligência Artificial

Vale do Silício em alta: IA dispara contratações e mercado imobiliário

Mesmo com previsões de demissões em massa, empresas de inteligência artificial estão ampliando equipes e abrindo novos escritórios

Explosão da IA impulsiona contratações e reaquece mercado imobiliário do Vale do Silício (Getty Images). (Getty Images)

Explosão da IA impulsiona contratações e reaquece mercado imobiliário do Vale do Silício (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 13h22.

Embora executivos do setor tenham alertado que a inteligência artificial acabaria com milhões de empregos, o que se vê é o oposto: empresas de IA estão contratando em ritmo acelerado — e reacendendo a demanda por escritórios no Vale do Silício.

Segundo a consultoria Colliers, o setor de tecnologia voltou a ser um dos principais motores do mercado de escritórios nos Estados Unidos. “As empresas de IA estão alugando porque estão contratando”, disse Jodie Poirier, presidente de serviços corporativos da Colliers nas Américas. “A IA está reformulando a força de trabalho, mas também está criando novas funções que aumentam a demanda por escritórios.”

De acordo com dados da Colliers, desde 2020 já foram firmados 5,2 milhões de pés quadrados em contratos de locação por empresas de IA e de infraestrutura de IA na região — sem contar gigantes como Apple, Alphabet e Meta. Apenas em 2025, o volume já supera o total de 2024, que foi de 1,3 milhão de pés quadrados.

O levantamento aponta forte atividade em cidades como Sunnyvale, onde se concentram empresas puramente de IA, e Fremont, polo de companhias de infraestrutura e manufatura avançada.

A média de tamanho dos escritórios alugados no Vale do Silício está no nível mais alto desde 2020, refletindo a expansão de equipes e o retorno a espaços físicos sofisticados.

O movimento desafia as previsões de que a automação eliminaria empregos. Se as próprias empresas de IA estão contratando mais humanos para integrar e operar suas tecnologias, talvez o futuro do trabalho — ao menos por enquanto — esteja longe do colapso anunciado.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialvale-do-silicio

Mais de Inteligência Artificial

Por que vídeos hiper-realistas de IA criam um problema para Sam Altman?

10% da população adulta mundial já usa o ChatGPT, diz pesquisa

Uso do ChatGPT dobra em um ano, mas público segue desconfiado da IA

'Investimento de US$ 2 bilhões em IA já se pagou', diz CEO do JPMorgan