xAI lançou o "Grok for Government", um serviço baseado em seu chatbot de IA e e projetado para oferecer soluções de ponta ao DoD (Anadolu/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 16 de julho de 2025 às 10h12.
Apesar das ameaças de Donald Trump de encerrar seus contratos governamentais, Elon Musk garantiu mais um polpudo acordo com o governo dos EUA, no valor de até US$ 200 milhões. A vencedora da vez é sua empresa de inteligência artificial, a xAI, que lançou o “Grok for Government”, um serviço baseado em seu chatbot e projetado para oferecer soluções de ponta ao Departamento de Defesa (DoD).
Com isso, a xAI se posiciona como uma das principais empresas de IA de fronteira a colaborar com os militares na melhoria da segurança nacional. Além dela, Anthropic, Google e OpenAI também receberam cada uma um contrato de mesmo valor. O objetivo das parcerias é permitir que o DoD aproveite a tecnologia e a expertise das principais empresas de IA dos EUA para desenvolver sistemas avançados em diversas áreas de defesa.
Embora o anúncio tenha sido breve, foi destacada a importância da IA na estratégia futura dos militares. O Escritório Digital e de IA (CDAO) do DoD já discutia essas concessões voltadas para a "IA de fronteira" desde pelo menos dezembro de 2024. O foco é acelerar a adoção de IA generativa em toda a estrutura da pasta, buscando modernizar sua infraestrutura e melhorar sua capacidade de resposta a ameaças emergentes.
Enquanto a segurança nacional é uma preocupação crescente para o governo dos EUA, levando a restrições como a limitação da exportação de tecnologias para a China, contratos governamentais se tornam uma fonte estável e segura de recursos para as empresas de IA, que estão desenvolvendo soluções personalizadas para esse setor.
Para a xAI, o contrato representa um marco crucial na expansão de seus negócios governamentais. Além do acordo com o DoD, os produtos da xAI agora estão disponíveis para compra por meio do General Services Administration (GSA), o que permite que todas as agências federais acessem sua tecnologia.
Como parte de sua oferta, o modelo Grok 4, conhecido por suas avançadas capacidades de raciocínio e amplo pré-treinamento, será disponibilizado ao governo dos EUA. Musk apresentou a atualização como “mais inteligente do quase todos os estudantes de pós-graduação”.
Além disso, a xAI fornecerá modelos exclusivos, adaptados para segurança nacional e aplicações científicas críticas, a agências específicas. Assim, a empresa consolida seu papel na moldagem do futuro da IA no setor público, cerca de uma semana após seu chatbot mais avançado ter publicado mensagens estereotipadas e antissemitas, pelas quais se desculpou na sequência.